Siga-nos
Chael Sonnen marcou época no MMA com seu trash talk criativo e pesado
O ex-lutador do UFC projetou um cenário em que o brasileiro se torne o maior da modalidade - Matt Davies/AgFight

MMA

Chael Sonnen projeta Poatan como o GOAT do MMA em caso de título no peso-pesado

Uma das vozes mais influentes dos esportes de combate, Chael Sonnen propôs uma reflexão futura sobre um tema recorrente: o GOAT do MMA. Na opinião do ex-lutador – que tem trabalhado como comentarista desde sua aposentadoria -, Alex Poatan tem potencial para se tornar o maior competidor da história da modalidade. Na visão do falastrão americano, porém, o brasileiro teria que cumprir uma árdua missão para obter tal status: se tornar triplo campeão do UFC ao eventualmente conquistar o cinturão dos pesos-pesados.

Caso alcançasse tal façanha, Poatan se tornaria o primeiro atleta da história da principal liga de MMA do mundo a se sagrar campeão em três categorias de peso diferentes. Isso, por si só, elevaria o brasileiro ao ápice do esporte, de acordo com Sonnen. Em recente participação no podcast ‘The Fighter and the Kid’, Chael exaltou os feitos de Alex no Ultimate ao relembrar que o striker brasileiro, que veio do kickboxing, ainda é um novato dentro das artes marciais mistas e, mesmo assim, tem marcado seu nome na modalidade.

“Olhe para o Alex Pereira. É um amador, ele tem um cartel de amador. Ele fez isso (lutou) 12 vezes. Só oito no octógono (do UFC). Mas nessas oito, ele conquistou dois títulos e derrotou cinco campeões. E se eu dissesse que o Alex Pereira – que nunca disputou uma luta de wrestling, que nunca competiu no grappling, que não é faixa-preta – é o maior que já fez isso (MMA), você reviraria os olhos. Mas se ele se tornasse triplo campeão, e ele é a primeira pessoa que realmente poderia fazer isso, nós recuaríamos e diríamos: ‘Ele realmente pode ser’ (o GOAT do MMA). Se ele fizesse isso, não teríamos esse debate de quem é o GOAT. Nós apenas nos referiríamos a ele como o GOAT. Pense no quão incrível o GSP é, ele venceu com 77 kg e 84 kg, mas nenhum de nós pensou que ele poderia subir para 93 kg. Daniel Cormier, conseguiu títulos nos pesados e meio-pesados, mas sabíamos que ele não poderia bater 84 kg. É uma dessas coisas em que um cara só consegue ir até certo ponto”, opinou Sonnen.

Aventura futura?

Ex-campeão peso-médio (84 kg) e atual campeão dos meio-pesados (93 kg) do UFC, Poatan já vislumbrou uma eventual subida para os pesados – cogitada até mesmo por seu mentor no MMA, Glover Teixeira. Após nocautear Jamahal Hill no UFC 300 do último sábado, o brasileiro sugeriu um duelo com até 120 kg no UFC Rio, no dia 4 de maio. Entretanto, os planos de Alex em competir em uma terceira divisão diferente foram freados, ao menos por ora, por Dana White, presidente da entidade.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em MMA