Figura bastante conhecida no meio das artes marciais, Wellington ‘Megaton’ Dias fez história neste sábado (3), na Califórnia (EUA). O veterano, pai da lutadora do UFC Mackenzie Dern, se tornou o primeiro faixa-coral a competir no Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation).
Megaton Dias foi promovido da faixa-preta à faixa-coral, penúltima graduação em termos de importância no jiu-jitsu, em março do ano passado, pelas mãos do mestre Royler Gracie. O carioca, de 55 anos, entrou para os livros de história ao participar da edição 2023 do Mundial adulto da IBJJF, onde foi derrotado na primeira luta por Espen Mathiesen, no torneio peso-leve (veja abaixo ou clique aqui).
Carreira de Megaton Dias
Um verdadeiro funcionário do esporte, Megaton Dias compete em alto nível há mais de duas décadas, tendo participado inclusive da primeira edição do Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF, em 1996, competição na qual conquistou a medalha de prata na divisão até 64kg. O veterano, que também coleciona conquistas nos torneios master, possui ainda mais três bronzes no adulto. Além disso, o carioca possui um histórico de respeito como treinador, tendo em sua filha, a peso-palha (52 kg) do UFC e multicampeã na arte suave Mackenzie Dern, sua aluna de maior prestígio.