Siga-nos
Rayron celebra conquista no Mundial de jiu-jitsu ao lado de Kyra e Roger Gracie
Krya e Roger acompanharam a conquista de Rayron no Mundial de perto - Reprodução/Instagram

Jiu-jitsu

Kyra Gracie parabeniza sobrinho, Rayron, por conquista no Mundial de jiu-jitsu: “Orgulho”

O legado da família Gracie parece interminável no jiu-jitsu. E na última quinta-feira (1º), houve mais uma prova disso. Membro da quarta geração da tradicional linhagem, Rayron Gracie, de apenas 21 anos, foi campeão absoluto – sem limite de peso – do Mundial da modalidade na faixa marrom. A competição foi sediada em Los Angeles (EUA) e o filho de Ryan Gracie contou com o apoio de luxo de dois dos mais vitoriosos membros de sua família: Kyra e Roger.

Através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), a multicampeã mundial de jiu-jitsu e do ADCC parabenizou o jovem sobrinho pela conquista. Além do ouro no absoluto, Rayron também conquistou a medalha de prata na categoria super-pesado. Roger, primeiro tricampeão mundial seguido no absoluto e apontado como um dos maiores competidores da arte suave na história, também esbanjou orgulho de Rayron nas redes (veja abaixo ou clique aqui).

“Essa foi uma das grandes emoções que vivi no tatame. Assistir o meu sobrinho Rayron Gracie vencer o Mundial de Jiu-Jitsu na faixa marrom enche meu coração de alegria e orgulho. O mundo é seu, Rayrinho! Vai brilhar mais e mais e estarei aqui para te aplaudir de pé. Orgulho demais!”, escreveu Kyra.

Família é combustível

Para acompanhar presencialmente o desempenho de Rayron no torneio mundial, Kyra e Roger fizeram longas viagens até Los Angeles – saindo do Brasil e da Inglaterra, respectivamente. O longo translado dos consagrados ‘Gracies’ poderia intimidar o jovem de apenas 21 anos, mas serviu como motivação extra nos tatames, conforme o próprio revelou em entrevista ao ‘Grapple Culture’, logo após a competição.

“Incrível (ser campeão absoluto). Me sinto muito bem, especialmente porque a Krya veio do Brasil e o Roger veio de Londres. Tinha muita pressão envolvida. Estou grato, porque a pressão me faz crescer e foi exatamente o que aconteceu aqui. Com certeza (ouço eles durante a luta), tenho um canal direto aqui no meu ouvido, que me faz ouvir somente algumas poucas vozes, aí consigo ouvir todos os comandos e agir a partir deles”, destacou Rayron.

Rayron é filho de Ryan Gracie – falecido em 2007 -, neto de Robson Gracie e bisneto de Carlos Gracie. Com apenas 21 anos, o jovem se tornou uma das principais revelações e apostas da tradicional família para o futuro, se destacando nas principais competições da modalidade.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Jiu-jitsu