Jiu-jitsu

IBJJF anuncia atualização nas regras e política para participação de atletas transgêneros

Entidade responsável por promover os principais torneios de jiu-jitsu do mundo, a IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) fez um importante anúncio no dia 1º de janeiro de 2024. O órgão atualizou algumas regras já existentes e comunicou a implementação de novas diretrizes, como a política para a participação de atletas transgêneros nas competições.

Assim como o ADCC – maior evento de grappling do mundo – já havia decidido, a partir de agora, a IBJJF exigirá que os atletas respeitem o seu gênero biológico na hora de se inscreverem e competirem nos seus torneios. O tema tem sido alvo de debate nos últimos anos e ainda divide opiniões.

Atualização motivada por polêmica

Uma importante atualização anunciada pela entidade teve como inspiração uma polêmica envolvendo o astro da modalidade Nicholas Meregali. No Mundial de 2021, o faixa-preta venceu seu combate na semifinal, mas acabou desclassificado após fazer um gesto obsceno para a plateia. Além de ficar de fora da final da categoria e do absoluto, para a qual também havia se classificado, o gaúcho teve sua vitória anulada.

Agora, com a mudança na regra aplicada pela IBJJF, o resultado da vitória de Meregali seria mantido. O atleta desclassificado, no entanto, continuaria eliminado do torneio e não participaria da final, que sequer seria disputada, com o vencedor da outra semifinal sendo declarado campeão, diferentemente do que ocorreu no Mundial de 2021.

Outras mudanças

A guarda 50/50 (fifty fifty) com lapela será punida se o atleta não raspar, mesmo se o lutador estiver atacando. Tinta de cabelo ou maquiagem que sujarem o quimono do oponente será passível de desclassificação. Além disso, os faixas-marrons e faixas-pretas de quimono – sejam adulto ou master – poderão girar para qualquer lado, permitindo a movimentação para os dois lados na chave de pé reta, desde que seja respeitada a regra da cruzada de perna.

Matérias Recentes

Sai Ortega, entra Nolan? Renato Moicano perde rival antes do UFC 326

Ao que tudo indica, Renato Moicano terá um novo adversário no UFC 326, dia 7…

29/01/2026

Maurício Ruffy exalta período de treinos com Volkanovski na Austrália: “Me sinto em casa”

Em outubro de 2025, Maurício Ruffy contemplou a possibilidade de buscar treinos fora da equipe…

29/01/2026

Stephanie Rondinha substitui Nicolle Caliari e encara estreante Carol Foro no UFC Seattle

Agendado para o dia 28 de março, o UFC Seattle ganhou um novo duelo 100%…

29/01/2026

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Ex-campeão do UFC, Rafael dos Anjos passa por terceira cirurgia em 14 meses

Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma…

29/01/2026

Cantoria e mais! Clima amistoso entre Diego Lopes e Volkanovski domina coletiva do UFC 325

Na manhã desta quinta-feira (29), em Sydney, na Austrália, o Ultimate promoveu a coletiva de…

29/01/2026