Morto em agosto do ano passado, Leandro Lo recebeu uma justa homenagem póstuma neste sábado (3), durante o Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF, que está sendo realizado na Califórnia (EUA). O multicampeão mundial foi oficialmente introduzido no Hall da Fama da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (veja abaixo ou clique aqui).
Leandro Lo foi representado pela mãe e a irmã na cerimônia, que emocionou boa parte dos presentes na tradicional Pirâmide de Long Beach, ginásio no qual a competição está sendo sediada. A homenagem contou ainda com um vídeo mostrando imagens das diversas conquistas do faixa-preta.
A carreira de Leandro Lo
Indiscutivelmente, Leandro Lo é um dos maiores nomes da história do jiu-jitsu. O competidor foi campeão mundial oito vezes em cinco categorias diferentes. A última conquista aconteceu em maio de 2022, quando chegou ao topo do pódio na divisão dos meio-pesados, no Mundial da modalidade que aconteceu na Califórnia (EUA).
Perda da lenda
Leandro Lo faleceu no dia 7 de agosto de 2022 após ser baleado em um evento no Clube Sírio, em São Paulo (SP). O multicampeão mundial teria se envolvido em uma confusão com o policial Henrique Otávio de Oliveira Velozo, que seria o autor do disparo que matou o lutador e responde como réu na Justiça, acusado de homicídio triplamente qualificado.