Siga-nos
Karate Combat/ Divulgação

Eventos internacionais

Luiz Rocha vence guerra de cinco rounds e faz história no Karatê Combat

Realizada neste sábado (27) na cidade de Orlando (EUA), a 35ª edição do Karate Combat colocou frente a frente dois campeões de categorias diferentes pela primeira vez no ringue do evento. E após cinco assaltos de cinco minutos de pura trocação, o brasileiro Luiz Rocha foi apontado vencedor da superluta de forma majoritária pelos árbitros laterais.

Campeão dos pesos-leves, Luiz Rocha, representante da academia Pitbull Brothers, aceitou enfrentar Josh Quayhagen, dono do cinturão dos meio-médios, em um peso-casado de até 71.7kg. Com a diferença de altura, envergadura e peso a seu favor, o veterano de 35 anos, que passou dificuldades com a velocidade do rival no início da disputa, sobrou no final e por pouco não anotou um nocaute técnico.

No entanto, Luiz resistiu e após acumular a superioridade em três dos assaltos, levou a melhor por pontos – apesar de um dos jurados ter indicado o empate. Com o resultado, o brasileiro manteve sua invencibilidade no evento em sua quarta apresentação. Por sua vez, Josh agora acumula três triunfos e dois reveses na organização que reúne faixas pretas de karatê dos mais diferentes estilos.

A luta

No início do confronto, os atletas se estudaram até encontrar a melhor distância para seus ataques. Precisando se aproximar do rival, Luiz utilizou do clinche para anotar três quedas, enquanto Josh trabalhou com chutes da longa distância. Assalto morno e equilibrado, com ligeira vantagem para o atleta da Pitbull Bothers. Luiz 10 x 9 Josh.

Na etapa seguinte, o atleta brasileiro conectou bons ataques de encontro e, se aproveitando da falta de agressividade do rival, dominou o centro do ringue. Ao final dos cinco minutos, vantagem de Luiz, que ainda anotou uma nova queda, apesar de não se posicionar para o ground and pound. Luiz 20 x 18 Josh.

O terceiro assalto foi movimentado desde o início e ambos lutadores alternaram bons momentos. Com bons golpes em linha reta, Luiz pareceu cansar nos minutos finais e, apesar de ter levado a melhor durante os cinco minutos de ação, sofreu com a pressão de Josh nos instantes finais. Luiz 30 x 27 Josh.

Mais lento do que nas etapas anteriores, Luiz passou a sofrer com os diretos e cruzados do americano e, em três ocasiões, precisou se afastar da luta franca para se recuperar. Vantagem de Josh, que chegou a derrubar e atacar brevemente no ground and pound. Luiz 39 x 37 Josh.

No round final, Luiz, visivelmente abatido, jogou na defensiva e apostou em contragolpes, principalmente com seus famosos cruzados de encontro de esquerda. No entanto, a constante pressão do americano fez a diferença e, ao caminhar sempre para frente, uma nova vantagem parcial foi conquistada. Inclusive, dois potentes ground and pounds quase abreviaram a disputa a favor de Josh. Luiz 48 x 47 Josh.

Acompanhe os resultados do Karate Combat 35:

Luiz Rocha venceu Josh Quayhagen por decisão majoritária;
Raymond Daniels venceu Franklin Mina por decisão unânime;
Achraf Ouchen nocautoeu Elhadji Gaye Ndour no 2º round;
Bruno ‘Tigre’ venceu Maciej Tercjak por decisão unânime;
Jesus Lopez venceu Gabriel Stankunas por decisão unânime;
Maximo Nunes venceu Teeik Silva por decisão dividida;
Gabriele Cera venceu Jonathan Broad por decisão unânime;
Deivis Ferreras venceu Kevin Kowalczik por decisão unânime.

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em Eventos internacionais