Entrevistas

Vicente Luque narra tensão com diagnóstico de sangramento no cérebro: “Momento desafiador”

Com uma média de ao menos duas lutas disputadas por ano desde 2015, Vicente Luque precisou diminuir o ritmo e se afastar por uma temporada dos octógonos. Diagnosticado com um sangramento no cérebro após seu último combate, contra Geoff Neal, o atleta brasileiro precisou de um longo período de reabilitação para se tornar novamente apto a competir no UFC. Agora, às vésperas de seu retorno à liga, o meio-médio (77 kg) narra, em entrevista exclusiva à Ag Fight, como foi o processo desde o diagnóstico até a volta aos treinos.

Em agosto de 2022, Vicente foi nocauteado por Geoff Neal no terceiro round. Na ocasião, o brasileiro foi encaminhado para o hospital logo após o confronto. E logo nas primeiras baterias de exame, foi encontrada a hemorragia cerebral. O ‘Assassino Silencioso’, como é conhecido, ficou em observação na unidade hospitalar por alguns dias e, recentemente, foi liberado pela Comissão Atlética de Nevada para lutar novamente após ter cumprido um ano de recuperação.

Acho que o melhor resumo seria que foi um sangramento, e ele foi na parte mais exterior do cérebro. Como se fosse um hematoma, porque ali é um sangramento, os vasos acabam sangrando, decorrente da pancada da luta contra o Geoff Neal. Logo depois da luta a gente é levado para o hospital sempre, para fazer uma bateria de exames e ver se está bem. Para prevenção. Identificaram (isso), fiquei no hospital em observação. A preocupação era que isso pudesse piorar, aumentando o sangramento. Na verdade, começou a diminuir, então fui liberado em dois dias”, relembrou Luque.

Volta cautelosa

Em determinado momento, Vicente temeu pela sua carreira. Mas com o sangramento contido e o devido acompanhamento, o atleta voltou aos poucos para os treinos. Sem pular etapas, Luque adotou a cautela como seu principal aliado e demorou seis meses até fazer um round de sparring. Confiante em seu corpo novamente, o brasileiro garante que fez o melhor camp de preparação de sua vida para o duelo contra Rafael dos Anjos.

“Aí ficou a pergunta de se vai ou não vai liberar o Vicente para lutar de novo, né. Esse foi o grande dilema. Um mês depois já não tinha mais sangramento nenhum. Foi um momento desafiador, preocupante. Mas graças a Deus tudo correu bem. Esperei muito tempo para voltar a fazer sparring, seis meses. Inclusive voltei bem diferente, com uma intensidade mais tranquila. Não tive receio (de voltar) porque respeitei cada momento, cada processo. Como fui superando e respeitando cada etapa, quando chegou o momento de fazer sparring, eu já estava muito bem. Então consegui voltar sem receio nenhum. Posso dizer com confiança que foi o melhor camp que já fiz”, concluiu Vicente.

Vicente Luque e Rafael dos Anjos fazem a luta principal do UFC Vegas 78, em duelo de cinco rounds programados. Além da dupla, outras quatro lutadoras entram em ação no evento para defender o ‘Esquadrão Brasileiro’: Polyana Viana, Iasmin Lucinco, Jaqueline Amorim e a estreante na liga, Luana Santos.

Matérias Recentes

Luta remarcada! Weidman enfrenta veterano no UFC 310 liderado por Pantoja em dezembro

Chris Weidman era um dos lutadores mais empolgados para competir no 'Madison Square Garden', no…

22/11/2024

Jhonata Diniz recebe 90 dias de suspensão médica após perder invencibilidade no UFC 309

Realizado no último sábado (16), o UFC 309 rendeu suspensões médicas para todos os atletas…

22/11/2024

Ngannou revela condição inusitada para lutar boxe contra Jake Paul

Na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), Jake Paul cumpriu com a sua palavra ao…

22/11/2024

Nikolas Motta cita Diego Lopes como inspiração e cogita convidá-lo para seu corner no UFC China

Alternando resultados positivos e negativos desde que ingressou no Ultimate, em fevereiro de 2022, Nikolas…

22/11/2024

Jake Paul se defende e nega que luta de boxe contra Mike Tyson foi manipulada

Realizada na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), a midiática luta de boxe Jake Paul…

21/11/2024

Inativo há mais de um ano, Kron Gracie é escalado contra rival ranqueado no UFC 310

Nesta semana, o anúncio de um combate, no mínimo, inusitado surpreendeu parte dos fãs de…

21/11/2024