Entrevistas

Treinador cita o diferencial de ‘Bate-Estaca’ para vencer Valentina e ‘chocar o mundo’

Depois de praticamente dois anos, Jéssica ‘Bate-Estaca’ está novamente na posição de desafiante ao título do UFC, embora seja a grande zebra para seu próximo desafio. Se em 2019 a brasileira chocou o mundo ao destronar Rose Namajunas e faturar o cinturão do peso-palha (52 kg), agora ela pode repetir o feito com o grau de dificuldade ainda maior. No UFC 261, neste sábado (24), a lutadora mede forças diante de Valentina Shevchenko, qcampeã peso-mosca (57 que segue invicta na categoria.

Quem tratou de comparar os dois cenários foi Gilliard ‘Paraná’, treinador principal de ‘Bate-Estaca’ na equipe ‘PRVT’. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o profissional fez questão de exaltar o histórico e a importância de Valentina dentro da organização para justificar seu pensamento. De acordo com o técnico, caso a brasileira supere a adversária e fique com o cinturão, este feito será maior do que quando ela nocauteou Namajunas.

“Essa vitória ia chocar o mundo, com certeza. A Rose era uma atleta boa, uma menina que tem um bom trabalho, mas a Valentina, sem dúvida, é uma das melhores de todos os tempos. Uma vitória ia chocar muita gente e dar bastante visibilidade (para a Jéssica). Acho também que a lutadora mais difícil que vamos pegar na carreira. Acho que (com essa vitória) ela faria mais história do que já vem fazendo no UFC”, afirmou.

Mas para impressionar o mundo, Jéssica vai ter uma missão que só uma atleta conseguiu no UFC. Durante seis anos de Ultimate, Valentina foi superada apenas por Amanda Nunes, em dois confrontos realizados no peso-galo (61 kg). Desde que desceu de divisão para atuar na até 57 kg, a lutadora venceu todas suas adversárias e acumula quatro defesas de cinturão. Por isso, a pergunta é: ‘O que ‘Bate-Estaca’ poderia trazer de novo para destronar a rival?’.

“O diferencial da Jéssica para as outras da categoria é a explosão, a força, o chão muito bom. A capacidade de lutar cinco rounds do mesmo jeito. Jogo encaixa bem para ganhar da Valentina. Vejo ela como uma das poucas para ganhar da Valentina. A gente analisou muito a luta da Valentina com a Jennifer Maia e vimos algumas brechas”, analisou.

Com a experiência de já ter lutado duas vezes pelo cinturão do Ultimate, ‘Bate-Estaca’ já provou que rende bem diante de pressão, característica lapidade com o passar dos anos dentro da franquia. Portanto, Giliarde rechaçou que a lutadora possa não render o esperado ao entrar no octógono como grande zebra da noite.

“A cabeça dela sempre foi muito boa. A única que vez que ela ‘bugou’ foi lá na China, porque tinha muita responsabilidade, era dona do cinturão. Haters tinham falado muita besteira na internet e ela acabou se abalando um pouco. Mas acho que (a cabeça) dela está igual quando foi com a Rose, no Rio. Ela está confiante e com muita fome para vencer”, contou.

Após perder o cinturão peso-palha para a chinesa Zhang Weili, em agosto de 2019, e ser superada na revanche contra Rose Namajunas na sequência, Jéssica ‘Bate-Estaca’ decidiu se testar entre as atletas do peso-mosca. Logo na sua estreia na categoria, a brasileira venceu a então número um do ranking e ex-desafiante ao título, Katlyn Chookagian, com uma apresentação convincente que lhe garantiu o ‘title shot’

Matérias Recentes

Esquentou! Tyson Fury empurra Oleksandr Usyk em última encarada antes da luta; veja

Nesta sexta-feira (17), Tyson Fury e Oleksandr Usyk ficaram frente a frente pela última vez…

17/05/2024

Após ter luta cancelada no Rio, Jean Silva encara Charles Jourdain no UFC 303

Depois da frustração de ficar de fora do card do UFC Rio, realizado no dia…

17/05/2024

Jake Paul promete ‘disciplinar’ Mike Tyson em luta de boxe: “Se lembrará para sempre”

Em julho, no Texas (EUA), Jake Paul tem um compromisso e tanto pela frente em…

17/05/2024

Edson Barboza exibe físico enxuto para vencer a balança do UFC Vegas

O brasileiro Edson Barboza fará seu segundo main event seguido no octógono do UFC neste…

17/05/2024

Mike Tyson debocha de forma física de Jake Paul: “É gordo”

Aos 57 anos, Mike Tyson está prestes a competir novamente no boxe e ostenta uma…

17/05/2024

Faz sentido? Comentarista do UFC sugere mudança nas regras unificadas do MMA; entenda

Uma das vozes mais influentes dos esportes de combate e dono de um dos podcasts…

17/05/2024