Entrevistas

Renan Problema abre as portas para revanche e provoca Werdum: “Está perdido”

Em maio de 2021, Renan ‘Problema’ – então com apenas oito lutas profissionais – fez sua estreia na PFL contra o ex-campeão do UFC Fabrício Werdum. Apesar de ter sido declarado vencedor, por nocaute, uma polêmica sobre ter batido ou não em uma tentativa de finalização do gaúcho fez com que o triunfo do goiano fosse alterado para ‘no contest’ (sem resultado). Quase dois anos depois, o gigante de 2.03m seguiu em frente e se prepara para estrear no torneio 2023 da divisão dos pesados da PFL, mas não descarta uma revanche contra aquele que virou seu desafeto.

Apesar de estar focado em sua estreia na nova temporada da PFL, contra o russo Rizvan Kuniev, nesta sexta-feira (7), Renan Problema – em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight – abriu as portas para um possível novo embate contra Fabrício Werdum no futuro, a fim de mostrar que sua vitória no primeiro duelo não foi obra do acaso e deveria ter sido mantida. Resta saber se o ex-campeão do UFC, atualmente com 45 anos, ainda tem interesse em voltar a competir no MMA – um tema sobre o qual já mudou de ideia recentemente – e especialmente no ‘tira teima’ contra o goiano.

Ele está meio perdido, não sabe o que faz, não sabe o que fala. Vai aqui, vai ali… Mas seria um prazer fazer essa luta de novo e ‘tirar a prova dos nove’ para mostrar para todo mundo quem foi o verdadeiro campeão daquela luta”, afirmou Renan.

Consciência tranquila

O assunto, ainda que traga uma sensação de injustiça pela perda da vitória no tribunal, não parece incomodar o gigante lutador goiano. Questionado, Renan, de forma serena, afirmou ter a consciência tranquila de que não bateu em sinal de desistência quando estava se defendendo do triângulo aplicado por Werdum, e aproveitou a oportunidade para cutucar o veterano.

“Em nenhum aspecto isso me incomoda. Porque eu tenho a plena consciência de que eu fui lá, meti a porrada nele, saí com o braço erguido e os caras fizeram uma puta sacanagem em tirar a minha vitória. Mas ele sabe que eu meti a mão dura nele, que ele não aguentou, e a sorte dele foi que ele arrumou essa desculpa para ficar falando: ‘O Renan bateu’, para não ficar tão feio para ele. Um cara que estava chegando, que ele pensou que ia finalizar, foi lá e meteu a mão na cara dele. Mas bola para frente. Fui lá e ganhei as minhas lutas seguintes, mostrei para a galera quem eu sou e finquei a minha bandeira na organização. Hoje todo mundo conhece quem é o Renan Problema”, disparou o peso-pesado da PFL.

Relembre a polêmica entre Renan Problema e Fabrício Werdum

No dia 6 de maio de 2021, Renan Problema e Fabrício Werdum entraram no cage da PFL, ambos estreando na liga, em combate válido pelo torneio dos pesos-pesados daquela temporada. Depois de um encontro de ‘voadoras’ no centro do tablado no início do primeiro round, o ex-campeão do UFC levou a luta para o solo, sua especialidade, e conseguiu encaixar um triângulo no goiano, que se defendia com potentes socos de cima para baixo com a mão direita, que estava livre da tentativa de finalização.

Em determinado momento, após alguns poderosos socos atingirem o rosto de Werdum em cheio, Renan – com a mão aberta – encostou uma vez nas costas do veterano, como se fosse bater em desistência. Porém, após o movimento, Problema continuou com os ataques, conseguiu escapar do triângulo e terminou com o combate ao obrigar a interrupção do árbitro para proteger a integridade física do gaúcho que já não se defendia dos ataques do gigante.

Após a derrota, Fabrício Werdum alegou que teria soltado a finalização ao sentir o tapa do adversário como um sinal de desistência. Se sentindo prejudicado, o gaúcho entrou com um recurso junto à Comissão Atlética de Nova Jersey – responsável por regular aquele evento da PFL – para tentar reverter o resultado da peleja. Munidos também das imagens do polêmico momento da luta, os dirigentes da instituição decidiram pela anulação da vitória de Renan Problema e declararam o combate como ‘no contest’ (sem resultado).

Matérias Recentes

Interminável! Aos 47 anos, Yoel Romero encara judoca no grappling em junho

Mesmo aos 47 anos de idade, Yoel Romero segue na ativa e, ao que parece,…

12/05/2024

Makhachev prega respeito e nega subestimar Poirier para luta no UFC 302

Em junho, em Nova Jersey (EUA), Islam Makhachev vai colocar o cinturão do peso-leve (70…

12/05/2024

Diego Ferreira leva bônus de R$ 258 mil por ‘Performance da Noite’ no UFC St Louis

Como esperado, a atuação de gala do brasileiro Diego Ferreira no card principal do UFC…

12/05/2024

Zé Colmeia sucumbe a poder de nocaute e vira mais uma vítima de Derrick Lewis no UFC

Em sua primeira luta principal no Ultimate, Rodrigo Nascimento não foi páreo para o recordista…

11/05/2024

Com atuação de gala, Diego Ferreira vence e freia ‘hype’ de polonês no UFC

Aos 39 anos e com quase uma década de serviços prestados ao Ultimate, o brasileiro…

11/05/2024

Tabatha Ricci supera veterana em luta equilibrada e volta a vencer no UFC

Depois de ter sua ascensão na divisão dos palhas (52 kg) freada pela derrota sofrida…

11/05/2024