Siga-nos
exclusivo!
Divulgação/UFC

Entrevistas

Raoni Barcelos afasta polêmica e isenta árbitros por sua primeira derrota no UFC

No último sábado (26), Raoni Barcelos pisou no octógono carregado de muita expectativa. O brasileiro ainda estava invicto no Ultimate e enfrentava Timur Valiev, no UFC Vegas 30, em busca de uma vaga no top 15 do ranking do peso-galo (61 kg). No entanto, os planos do lutador foram por água abaixo e ele viu sua série invicta ser interrompida com uma derrota por decisão majoritária dos árbitros.

A decisão gerou questionamento por parte dos fãs, principalmente pela superioridade do brasileiro no segundo round de disputa, quando ele aplicou dois knockdowns e esteve perto de nocautear o rival. Por isso, o empate seria possível a partir do momento que esta parcial tivesse sido vista com um 10-8 pelos jurados. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o peso-galo fez uma autocrítica e isentou os juízes pelo seu primeiro revés no UFC.

“Se eu tivesse feito diferente e acabasse com a luta não estaria acontecendo (essa discussão). Se a luta foi para ele, não tem que culpar os juízes, mas analisar o que aconteceu comigo. Faltou alguma coisa para ganhar a luta. Se eles deram 10-8, 10-9 ou o round para ele não tem o que discordar. Tenho que usar (essa derrota) a meu favor para voltar mais forte”, disse o atleta, que atua pelo Ultimate desde 2018.

Um fato que chamou a atenção no duelo foi a postura de Raoni no último assalto. Depois de imprimir um forte ritmo no fim da segunda parcial e quase nocautear Valiev, o brasileiro entrou mais devagar no último round e o russo soube capitalizar a seu favor. Barcelos rechaçou a hipótese de ter se cansado, mas admitiu que foi mais lento do que gostaria.

“Não foi o gás (o motivo), mas sim a relação estratégica ao momento da luta. Eu não estava igual ao primeiro, mas ele também não, só que ele foi mais inteligente do que eu, colocou mais volume de golpes e eu me travei um pouco a chutar, colocar para baixo. Fui muito cauteloso com meus chutes com medo dele me colocar para baixo e não fiz muita coisa”, explicou o competidor representante da equipe ‘Usina de Campeões’, liderada por Pedro Rizzo.

Com este resultado, Raoni Barcelos perdeu sua invencibilidade no Ultimate. Antes do confronto, o brasileiro somava cinco vitórias seguidas. No MMA profissional desde 2012, o lutador soma 16 triunfos e apenas dois reveses em seu cartel na modalidade.

Mais em Entrevistas