Siga-nos
exclusivo!
Diego Ribas/PxImages

Entrevistas

Rafael Alves destaca lição aprendida na estreia e promete “mais paciência” no UFC Vegas 42

Em busca de sua primeira vitória no octógono mais famoso do mundo, Rafael Alves, o ‘The Turn’, encara o congolês naturalizado inglês Marc Diakiese no card preliminar do UFC Vegas 42, neste sábado (13). Para isso, o peso-leve (70 kg) aposta nas lições aprendidas com a derrota sofrida em seu debute pela organização, onde admite ter pecado pelo excesso e se precipitado em algumas ações.

Tomado pela adrenalina de estrear no principal evento de MMA do planeta, Rafael desperdiçou boas oportunidades na luta contra Damir Ismagulov, em maio deste ano. O brasileiro até poderia ter saído vitorioso do combate, mas se precipitou em momentos-chave da disputa, cometendo erros que foram cruciais para o triunfo do atleta russo.

Ciente dos erros cometidos na sua primeira experiência como lutador do UFC, ‘The Turn’ promete apresentar uma versão aprimorada de si mesmo neste sábado. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, o peso-leve afirmou ter aprendido a lição e, agora, pretende mostrar mais paciência e tranquilidade nas decisões tomadas dentro do octógono, sem perder o estilo agressivo pelo qual se notabilizou antes de chegar ao Ultimate.

“Agora eu estou me sentindo muito mais preparado para essa luta, no sentido de ter mais paciência, de não ir logo para querer terminar a luta. Claro, se eu tiver a oportunidade de finalizar, eu vou finalizar. Mas, agora, se eu aplicar um knockdown, não vou mais igual um louco para cima. Mas, sim, vou tentar bater e ver onde o meu adversário vai abrir uma brecha para eu finalizar. Essa é a lição que eu tirei da primeira luta. Ter mais paciência”, declarou Rafael Alves, que admitiu que o clima de estreia também influenciou no seu desempenho.

“A minha estreia no UFC foi um pouco pesada. É uma adrenalina totalmente diferente dos outros eventos, das outras lutas que eu já tinha feito, até mesmo no Contender (Series). Pisar no palco mais famoso do mundo é uma adrenalina totalmente diferente. Mas agora que eu já fiz a minha estreia, eu tenho certeza que essa segunda luta vai ser melhor, com mais inteligência, mais experiência”, projetou o lutador.

No MMA profissional desde 2007, Rafael Alves soma 19 vitórias – 14 delas pela via rápida – e dez derrotas em seu cartel. O peso-leve, natural de Belém (PA), conquistou seu contrato com o UFC ao participar do programa ‘Contender Series’, em agosto do ano passado, quando superou Alejandro Flores Garcia por finalização.

Adversário de Rafael neste sábado, pelo card do UFC Vegas 42, Marc Diakiese compete como profissional desde 2013 e possui 14 triunfos e quatro derrotas na carreira. O congolês atua pelo Ultimate há cinco anos e soma cinco vitórias e quatro reveses pela organização. Sua última apresentação ocorreu em julho do ano passado, quando foi superado por Rafael Fiziev.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas