Apesar de ter apenas uma luta no UFC, Alex ‘Poatan’ é visto como uma das principais promessas do peso-médio (84 kg). Com uma trocação de excelência e ter no seu currículo ter sido campeão do Glory, principal evento de kickboxing do mundo, o brasileiro é apontado como uma ameaça ao reinado de Israel Adesanya, rival que venceu duas vezes antes de ambos migrarem para o MMA. Por isso, a comparação entre os dois é inevitável.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘Poatan’, ao ser questionado sobre se tem a melhor trocação da atualidade da categoria, recordou Adesanya, que já foi classificado como o atleta que tem o melhor jogo em pé dos médios. Sendo assim, o paulista fez questão de relembrar as duas vezes que os dois se enfrentaram, quando venceu uma por nocaute e outra por pontos, para se colocar acima do rival.
“O Adesanya já foi considerado o melhor striker da categoria, mas já bati nele duas vezes. Aí dizem que foi em 2016 (e 2017), então quer dizer que o cara evolui e eu paro no tempo? Não faz sentido. Se pegar as lutas dele de lá até aqui é basicamente o mesmo, já eu evoluí demais. Dentro do MMA, a trocação dele não é a mesma do kickboxing. Eu acho que a minha trocação, claro que ainda tenho que evoluir, mas se não for melhor do que na época do kickboxing, ainda vai ser, estou me adaptando tão bem. Acho que ele não se adaptou tão bem quanto eu”, explicou o lutador de 34 anos.
Quando o assunto é Adesanya, é normal já imaginar um duelo entre o nigeriano e o brasileiro, dessa vez no UFC. Embora o campeão dos médios já tenha falado sobre essa possibilidade e deixado aberta essa porta, ‘Poatan’ olha com descrença para as declarações do oponente e tratou de dar uma alfinetada no africano.
“Se eu ganhar do ‘Blindado’ e ele me chamar para lutar, eu acho impossível. Impossível não, mas muito difícil. Se eu falo impossível, é que se dependesse só dele, mas tem a organização, pressão. Ele não quer. Ele fala que quer, para dar a promovida, que tem coragem, mas esperando eu dar a deslizada. Ele vai ficar enganando os outros. O Adesanya já apanhou duas vezes, ele sabe quem eu sou de verdade. Ele só fala da boca para fora, no coração dele ele não quer”, completou o atleta.
Credenciado pela carreira de sucesso no kickboxing, onde foi bicampeão do ‘Glory’, Alex ‘Poatan’ chegou ao UFC no ano passado e, em sua estreia, nocauteou o grego Andreas Michailidis na edição de número 268, realizada em Nova York (EUA), no último mês de novembro. Nas artes marciais, o brasileiro possui quatro triunfos e uma derrota.