Entrevistas

Parceiro de time cita diferencial de Khabib e diz: “Tem potencial para vencer o ADCC”

Em toda sua carreira no MMA, Khabib Nurmagomedov sempre foi conhecido por ser um exímio atleta de luta agarrada, principalmente por sua força e pressão que colocava nos seus adversários no chão. O russo, que se aposentou da modalidade de forma invicta, após 29 compromissos, conseguiu finalizar 11 oponentes usando seu jogo de solo e, por isso, sempre teve essa área como um foco de estudo de todos os lutadores.

Um brasileiro pode dizer que tem a experiência de sentir na pele o talento do ex-campeão do peso-leve (70 kg) do UFC na luta agarrada. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, Yuri Simões, que foi campeão do ADCC, principal evento de grappling do mundo, treina com o russo na equipe ‘AKA’ e fez questão de exaltar o diferencial do europeu.

“Já treinei com vários caras do jiu-jitsu que também tem um jogo de pressão por cima, passando a guarda, de forma justa, mas o jogo dele é diferente. É muita pressão, ele não vai para as mesmas posições que os lutadores que lutam no ADCC ou campeonatos de jiu-jitsu vão, que é para pontuar, como passagem de guarda, montada. Ele tenta chegar nas posições para bater, causar dano ao rival”, explicou o atleta de 31 anos.

Em outubro de 2020, Khabib Nurmagomedov anunciou sua aposentadoria do MMA, ao derrotar Justin Gaethje e manter seu títulono UFC. No entanto, o ‘The Eagle’ não se retirou completamente do esporte e também trabalha como treinador. Embora o russo tenha reforçado que não pretende voltar as artes marciais mistas, Simões apontou uma outra competição que o lutador teria sucesso, caso sentisse interesse em participar.

“Ele tem um jogo específico para o MMA, mas eu treinei com ele e vejo que teria potencial para ser campeão do ADCC, pelo jogo de grappling que tem. Acho que se ele treinasse por alguns meses somente voltados para essa regra do ADCC, teria grappling para ser campeão”, concluiu o brasileiro que foi campeão do ADCC em 2015 e 2017.

Khabib Nurmagomedov é um dos lutadores mais dominantes da história do MMA. O russo se aposentou do esporte de forma invicta, somando 29 vitórias. Os triunfos mais importantes do campeão do peso-leve do UFC foram diante de Conor McGregor, Justin Gaethje, Dustin Poirier, Rafael Dos Anjos, Edson Barboza e Gleison ‘Tibau’.

Matérias Recentes

Entre medos e superação, Jean Silva reencontra a confiança no UFC 324

Jean Silva viveu semanas de intensa carga emocional antes de voltar ao octógono no UFC…

25/01/2026

Ex-campeão dos galos, Dominick Cruz tem entrada confirmada no Hall da Fama do UFC

O ex-campeão peso-galo (61 kg) Dominick Cruz foi anunciado como o mais novo integrante do…

25/01/2026

UFC 324: Guerra entre Gaethje e Pimblett rende bônus de R$ 530 mil para cada

O UFC 324, realizado neste sábado (24), em Las Vegas, não apenas entregou um card…

25/01/2026

Disputa BMF entre Charles Do Bronx e Max Holloway estampa pôster do UFC 326

Restando cerca de um mês e meio para sua realização, o UFC 326 teve seu…

25/01/2026

Sem interesse? Adesanya minimiza presença no UFC Casa Branca: “Um monte de engravatados”

Programado para junho de 2026, o card do UFC Casa Branca já desponta como um…

25/01/2026

UFC 324: Gaethje vence guerra contra Pimblett e conquista cinturão interino

O confronto entre Justin Gaethje e Paddy Pimblett foi o ponto alto do UFC 324,…

25/01/2026