Entrevistas

Parceiro de time cita diferencial de Khabib e diz: “Tem potencial para vencer o ADCC”

Em toda sua carreira no MMA, Khabib Nurmagomedov sempre foi conhecido por ser um exímio atleta de luta agarrada, principalmente por sua força e pressão que colocava nos seus adversários no chão. O russo, que se aposentou da modalidade de forma invicta, após 29 compromissos, conseguiu finalizar 11 oponentes usando seu jogo de solo e, por isso, sempre teve essa área como um foco de estudo de todos os lutadores.

Um brasileiro pode dizer que tem a experiência de sentir na pele o talento do ex-campeão do peso-leve (70 kg) do UFC na luta agarrada. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, Yuri Simões, que foi campeão do ADCC, principal evento de grappling do mundo, treina com o russo na equipe ‘AKA’ e fez questão de exaltar o diferencial do europeu.

“Já treinei com vários caras do jiu-jitsu que também tem um jogo de pressão por cima, passando a guarda, de forma justa, mas o jogo dele é diferente. É muita pressão, ele não vai para as mesmas posições que os lutadores que lutam no ADCC ou campeonatos de jiu-jitsu vão, que é para pontuar, como passagem de guarda, montada. Ele tenta chegar nas posições para bater, causar dano ao rival”, explicou o atleta de 31 anos.

Em outubro de 2020, Khabib Nurmagomedov anunciou sua aposentadoria do MMA, ao derrotar Justin Gaethje e manter seu títulono UFC. No entanto, o ‘The Eagle’ não se retirou completamente do esporte e também trabalha como treinador. Embora o russo tenha reforçado que não pretende voltar as artes marciais mistas, Simões apontou uma outra competição que o lutador teria sucesso, caso sentisse interesse em participar.

“Ele tem um jogo específico para o MMA, mas eu treinei com ele e vejo que teria potencial para ser campeão do ADCC, pelo jogo de grappling que tem. Acho que se ele treinasse por alguns meses somente voltados para essa regra do ADCC, teria grappling para ser campeão”, concluiu o brasileiro que foi campeão do ADCC em 2015 e 2017.

Khabib Nurmagomedov é um dos lutadores mais dominantes da história do MMA. O russo se aposentou do esporte de forma invicta, somando 29 vitórias. Os triunfos mais importantes do campeão do peso-leve do UFC foram diante de Conor McGregor, Justin Gaethje, Dustin Poirier, Rafael Dos Anjos, Edson Barboza e Gleison ‘Tibau’.

Matérias Recentes

Maurício Ruffy volta a brilhar e nocauteia Rafael Fiziev no UFC 325

O UFC 325, realizado neste sábado (31), serviu para Maurício Ruffy dar a volta por…

01/02/2026

Xicão passa do 1º round pela primeira vez e vence Tai Tuivasa no UFC 325

Nas nove primeiras lutas de sua carreira no MMA profissional, o gigante brasileiro Tallison Teixeira…

01/02/2026

Rival desafia Renato Moicano para duelo Brasil vs Argentina no UFC

Sem adversário depois da saída de Brian Ortega do confronto originalmente marcado para o UFC…

31/01/2026

Lutador quebra o silêncio após ter luta cancelada por suspeita de manipulação

Uma semana depois de ter sua luta no UFC 324, contra Michael Johnson, cancelada de…

31/01/2026

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026