Siga-nos

Entrevistas

Organizador do ADCC minimiza chance de perder grandes estrelas para edição de 2024

Torneio mais tradicional de submission do planeta, o ADCC terá, na edição de 2024, concorrência com um evento da mesma modalidade e programado basicamente para a mesma data: o ‘Craig Jones Invitational’ (CJI). Fundado pelo astro do grappling australiano, o novo show, que promete premiar o vencedor com um milhão de dólares (R$ 5,16 milhões), tem atraído alguns grandes competidores da luta agarrada e, por tabela, ‘desfalcando’ o ‘Abu Dhabi Combat Club Submission Wrestling World Championship’ (ADCC). Organizador do campeonato, Mo Jassim analisou a situação a meses de sua próxima edição.

Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, Mo Jassim abriu as portas para a livre concorrência e minimizou o ‘fardo’ de possivelmente perder estrelas para 2024, ressaltando que o ADCC é um torneio voluntário e que, por seu prestígio, naturalmente atrai grandes nomes. A edição de 2024 será realizada entre os dias 17 e 18 de agosto, em Las Vegas (EUA), enquanto o evento Craig Jones Invitational será disputado entre os dias 16 e 17 de agosto, na mesma cidade. Até o momento, os dois grandes nomes do grappling que abriram mão do ADCC para ir em busca do prêmio milionário são Ffion Davies e Nick Rodriguez.

“Veremos. No final das contas, o ADCC é voluntário, nós não fazemos contratos. Então se alguém quiser ir embora, tudo bem. Minha única ressalva é: me avise. Para que eu tenha tempo de arranjar um substituto. Lembro que em 2019 tivemos 19 desistências por conta de lesões e coisas do tipo. Então não é novidade para mim, vamos ficar bem. Eles (CJI) estão adotando uma abordagem bem diferente. Meu objetivo é ‘explodir’ isso, para atrair pessoas de fora do esporte. Mas se o Craig está oferecendo muito dinheiro e conseguindo que alguns atletas sejam pagos, é bom para o esporte. Por que não? Estamos acostumados a termos atletas se retirando. Vamos passar por isso. Tem muita gente querendo lutar no ADCC”, destacou Jassim.

Promessa de casa cheia

Além de não demonstrar preocupação com o plantel de atletas disponível para o ADCC 2024, Mo Jassim também esbanja otimismo quando o assunto é o interesse dos fãs. Sediado em 2022 no ‘Thomas & Mack Center’, o torneio será disputado na tradicional ‘T-Mobile Arena’ em sua próxima edição – uma arena com maior capacidade e estrutura. Apesar do grande passo, o organizador do evento garante que os torcedores vão lotar todos os assentos disponíveis à venda.

“A loucura é que destruímos o recorde que tivemos em 2022. Vendemos 6.400 ingressos em 30 minutos quando abrimos para venda. Nós quebramos tudo. Todos os ingressos da parte inferior (da arena) acabaram em um dia. Os únicos ingressos restantes agora são os assentos superiores, que também estão vendendo muito bem. Então estamos esperando uma lotação de 14 mil pessoas para o evento”, projetou Mo.

Principal destaque do ADCC em 2022, Gordon Ryan está em negociações avançadas com Mo Jassim e, ao que tudo indica, competirá também na edição de 2024. Além do americano, outro grande nome da modalidade também está confirmado para se testar contra os melhores do mundo: o brasileiro Nicholas Meregali. Entre as mulheres, Mackenzie Dern e Gabi Garcia também subirão no tatame em busca do ouro.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas