Siga-nos
exclusivo!
Natan Schulte nos bastidores do UFC Vegas 88, onde foi corner de Thiago Moisés.
Natan Schulte deixou a PFL após 2 títulos no peso-leve - Diego Ribas/Ag Fight

Entrevistas

Natan Schulte confirma saída da PFL e abre as portas para assinar com UFC

A trajetória do brasileiro Natan Schulte na PFL chegou ao fim. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, o peso-leve (70 kg) revelou que, apesar de ainda ter um acordo em vigência, a liga optou por rescindir seu contrato unilateralmente. Agora, ‘Russo’, como é conhecido, busca uma nova oportunidade de emprego e não descarta assinar com o UFC.

Vencedor do GP peso-leve da PFL em 2018 e 2019, Natan era um dos principais expoentes da categoria na liga. Entretanto, a relação com a entidade se deteriorou após uma polêmica suspensão aplicada ao lutador em razão de uma suposta ‘falta de competitividade’ no combate entre Schulte e o também brasileiro Raush Manfio – seu amigo e parceiro de equipe na American Top Team, que também deixou a Professional Fighters League depois do episódio.

Sim, agora oficialmente eu saí (da PFL). Foi uma rescisão (contratual). Eu tinha meu contrato até esse ano, 2024, até essa temporada, só que eles rescindiram o contrato no começo de janeiro”, contou Natan Schulte, que em função da suspensão aplicada pela PFL foi impedido de seguir nos playoffs do torneio peso-leve da temporada 2023.

Vaga no UFC?

No momento, o futuro de Natan Schulte continua indefinido. De acordo com o peso-leve, enquanto seu empresário busca uma nova oportunidade de trabalho, ele mantém a rotina de treinamentos, a fim de estar preparado caso uma chance apareça. O problema é que, após a aquisição do Bellator pela PFL, as opções ficaram mais escassas quando se pensa em grandes eventos.

Por isso, uma vaga no plantel estrelado de atletas do UFC é vista com bons olhos por ‘Russo’. Inclusive, no último sábado (16), Natan esteve presente na edição ‘Vegas 88’ do Ultimate, realizada no Apex, em Las Vegas (EUA), para participar do corner do seu colega de time Thiago Moisés, que venceu seu compromisso diante de Mitch Ramirez.

“Eu estou conversando com o meu manager (Ali Abdelaziz), estou me mantendo treinando, ativo. Estou bem, ajudando em alguns camps da galera da academia que vai eventualmente lutar agora. Mas está meio incerto. O que eu gostaria agora é de estar lutando. Eu estava aqui (no UFC Vegas 88) e disse: ‘Se cair uma luta, eu luto’. Estou com essa vontade de lutar. Já faz uns oito meses da minha última luta, então eu estou nessa vontade, eu quero lutar. Se aparecer uma oportunidade de lutar no UFC, seria muito bom. E agora a gente não tem muitas portas por conta da compra do Bellator pela PFL. Mas eu quero lutar o mais rápido possível”, concluiu.

No MMA profissional desde 2011, Natan Schulte possui um cartel de 25 vitórias – 14 delas pela via rápida -, cinco derrotas e um empate. Sua última apresentação na PFL ocorreu em junho do ano passado, justamente no polêmico confronto contra o amigo Raush Manfio, que foi vencido por ‘Russo’ na decisão dos juízes. O triunfo levaria o brasileiro aos playoffs, mas a liga – através da suspensão aplicada em ambos atletas – o proibiu de competir e buscar seu terceiro título.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas