O anúncio da disputa entre Alex Poatan e Jamahal Hill, pelo título meio-pesado (93 kg), para a luta principal do UFC 300, marcado para o dia 13 de abril, em Las Vegas (EUA), pegou parte da comunidade do MMA de surpresa. Isso porque muitos acreditavam que o brasileiro, atual campeão da categoria, colocaria seu cinturão em jogo na edição seguinte, de número 301, programada para ter como sede a cidade do Rio de Janeiro, em maio.
E, de acordo com Jamahal Hill, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), esse era realmente o plano inicial do Ultimate. O americano ressaltou ainda que a dificuldade em definir uma luta principal para o UFC 300 fez com que a organização mudasse de ideia.
“Sim, me ofereceram uma luta contra Poatan no Rio. Esse era o plano, mas o UFC 300 precisava de um evento principal. Alex é uma das maiores estrelas do esporte. Estou voltando com tudo, pronto para pegar o que é meu. É uma grande história, é uma grande luta, grande ação. Então, acho que faz sentido”, revelou Hill.
Confiança em alta
Ex-campeão dos meio-pesados, Hill abdicou de seu cinturão após sofrer uma grave lesão no tendão de Aquiles, em julho do ano passado. Agora, recuperado, ‘Sweet Dreams’, como é conhecido, comemora a oportunidade de não apenas ter a chance de recuperar o título da categoria, mas também de fazer parte de um card emblemático na história do UFC.
“Significa muito (para a minha carreira). Esse é um card enorme, grande destaque, grande momento, e estou pronto para isso. É hora de responder de uma maneira que eu sei que deveria, e como sou capaz. Eu realmente escolhi acreditar que sou o melhor e chegou a hora de ser isso. Eu só tenho que ser eu mesmo, que é ser o melhor. Saí como um rei e vou voltar como um rei“, concluiu.
Luta principal do UFC 300
A escolha do ‘main event’ do UFC 300 ganhou ares de ‘novela’ nos últimos meses. Diversos nomes foram especulados como possíveis protagonistas da principal atração do centenário card do Ultimate. Depois de muitas negociações frustradas, Dana White anunciou, no último sábado (17), o confronto entre o atual campeão Alex Poatan e o ex-detentor do cinturão Jamahal Hill para liderar a edição comemorativa.
UFC Rio desfalcado?
A decisão de promover a luta entre Hill e Poatan na edição 300 deixa o UFC Rio desfalcado de um dos maiores astros brasileiros do MMA na atualidade. Com o card ainda em construção, o evento do dia 4 de maio já não contaria com grandes expoentes do Brasil na modalidade, como Charles Do Bronxs, Deiveson Figueiredo, Gilbert Durinho e Jailton Malhadinho – todos com compromisso marcado para outros shows.
Agora, restam poucas opções para suprir essas ausências. Uma delas é o campeão peso-mosca (57 kg) Alexandre Pantoja, que inclusive já deixou escapar que provavelmente estará no card do UFC Rio defendendo seu título. No entanto, é necessário pelo menos mais um nome expressivo para atrair o público e fazer do evento numerado de maio um sucesso de bilheteria.