Entrevistas

Maurício ‘Shogun’ elogia nova geração brasileira no UFC e aposta em ‘Borrachinha’

O ano de 2021 colocou o Brasil novamente como um país soberano no Ultimate. Atualmente, o país possui quatro cinturões na organização, feito que só havia alcançado em 2013. Destes títulos, todos estão em mãos de atletas com menos de 35 anos, o que mostra uma nova geração chegou para fazer história e pode reinar por muito tempo. Maurício ‘Shogun’, que já teve seu nome no seleto hall de campeões da franquia, sabe o que significado de chegar ao topo da liga e elogiou a nova safra de compatriotas.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (clique aqui ou veja acima), o ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) do Ultimate destacou o histórico de grande quantidade de brasileiros talentosos nas artes marciais mistas. Portanto, um dos representantes da antiga geração e considerada a de ouro do país no esporte, revelou sua confiança que o país pode ter uma nova época de domínio no UFC.

“O Brasil sempre foi o grande celeiro de atletas de MMA. Sempre o Brasil e os Estados Unidos. Hoje se espalhou pela Europa, mas o Brasil e os Estados Unidos sempre tiveram muitos atletas. Acredito que o Brasil então vai estar sempre em evidência nessa parte de MMA e é sempre bem representado (com esses novos atletas). Acho que o MMA é o esporte que mais representa o Brasil lá fora de uma forma bonita. Vai vir de geração em geração, porque o Brasil é um país que renova muitos atletas”, afirmou.

Amanda Nunes, no peso-galo (61 kg) e peso-pena (66 kg), Deiveson Figueiredo, no peso-mosca (57 kg) e Charles ‘Do Bronx’, no peso-leve (70 kg) são os atuais campeões brasileiros no Ultimate. Questionado sobre qual deles lhe chama mais a atenção e que compatriota pode se juntar a esse grupo, ‘Shogun’ elegeu seus favoritos.

“O Charles ‘Do Bronx’ já é uma realidade, é um campeão nosso, é um cara que já vem mostrando que merecia essa chance pelo cinturão e provou que é bom mesmo. O (Paulo) ‘Borrachinha’ é um cara que eu gosto muito, o jeito que ele luta andando para frente sempre, buscando a luta e acho que ele pode ser campeão em breve. Tem o Danilo Marques, que é um amigo e me ajudou muito nas minhas lutas, já tem duas vitórias no UFC e acho que em breve vai estar no top 5 (dos meio-pesados). O Brasil está bem servido e acho que é uma questão de tempo para ter mais cinturões”, completou o curitibano, que reinou nos meio-pesados de maio de 2010 até março de 2011.

Maurício ‘Shogun’, que atua no MMA profissional desde 2002, soma 27 vitórias, 12 derrotas e um empate na carreira. O primeiro momento de auge do lutador aconteceu em 2005, quando venceu o GP dos médios do extinto Pride. No UFC, o curitibano chegou ao lugar mais alto dos meio-pesados ao vencer Lyoto Machida, em 2010. Porém, logo em sua primeira defesa de cinturão, foi superado por Jon Jones no ano seguinte.

Matérias Recentes

Após brilhar no Contender Series, Zé Delano tem estreia marcada no UFC Vegas 115

José Delano finalmente tem data para estrear no UFC. Depois de garantir seu contrato ao…

11/02/2026

Islam Makhachev abre as portas para superluta contra Ilia Topuria na Casa Branca

Islam Makhachev já começa a projetar seus próximos passos no UFC. Ex-campeão dos pesos-leves (70…

11/02/2026

Ex-lutador cobra ação do UFC para evitar “morte” da divisão dos pesos-pesados

Historicamente, o peso-pesado é a categoria de maior prestígio no MMA, e nos esportes de…

11/02/2026

Estreia marcada! Brasileiro Ryan Gandra enfrenta rival boliviano no UFC México

Ryan Gandra já tem data e adversário definidos para a estreia no UFC. O peso-médio…

11/02/2026

Charles do Bronx detalha nova versão em revanche contra Max Holloway

Charles Oliveira acredita estar diante de um novo capítulo em sua trajetória no UFC. Ex-campeão…

11/02/2026

Campeão peso-pesado do UFC, Tom Aspinall passa por cirurgia dupla nos olhos

Quase quatro meses depois de ser alvo de dedadas ilegais aplicadas por Ciryl Gane na…

11/02/2026