Entrevistas

Luana Santos opina sobre corte de peso no MMA profissional: “Uma loucura”

Uma das tarefas mais árduas que uma atleta profissional de MMA do mais alto rendimento tem que lidar é a pesagem que precede as lutas. O assunto corte de peso, inclusive, diverge opiniões, já que são recorrentes os casos de lutadores debilitados em cima da balança e combate cancelados de última hora devido a problemas de saúde oriundos do corte de massa corporal. Atleta em ascensão do UFC, principal organização do mundo, Luana Santos não concorda com o processo em que os competidores da modalidade se veem ‘forçados’ a submeterem seus corpos antes de entrarem em ação.

Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, a jovem brasileira de apenas 24 anos admitiu que gostaria de competir com seu peso natural ‘em off’. Entretanto, a judoca compreende que, caso adotasse tal prática, provavelmente teria uma desvantagem física com relação a suas adversárias no dia da luta – já que nos moldes atuais os atletas das principais organizações de MMA do mundo perdem bastante peso antes do combate e, às vésperas do confronto, recuperam a massa corporal na chamada reidratação. 

Eu acho uma loucura também o que a gente (lutadores) faz. É uma coisa de louco, porque eu bato 57 kg e no dia seguinte estou lutando (com peso) da categoria de cima, tipo assim? É uma coisa tão idiota. Se eu pudesse, eu não perderia peso para lutar, lutaria no peso que tenho em ‘off’. Só que não adianta só eu fazer isso e as outras meninas que eu for lutar chegar no dia seguinte estarem batendo 80 kg. Então faço de acordo com o que todo mundo faz. Mas acho muito nada a ver e idiota o que a gente faz”, opinou Santos.

UFC Denver perfeito

No passado, quando batalhava com uma doença autoimune sem o devido tratamento e acompanhamento, Luana já perdeu a guerra para a balança e falhou em uma pesagem oficial do UFC. Apesar do histórico, a cena não se repetiu no UFC Denver do último sábado (13), quando a brasileira cumpriu seu compromisso antes da luta e, dentro do octógono, deu show ao finalizar Maryia Agapova ainda no primeiro round.

“Para essa luta, não (tem nada a ser ajustado). Eu concluí 100% tudo que eu tinha para concluir. O corte de peso foi muito bom. Mesmo que longo, foram quatro meses de dieta restrita mesmo, consegui perder o peso da melhor forma. Tanto na parte de desidratação, quanto na parte de hidratar de novo. Foi o melhor camp da minha vida, o que eu estava mais focada e dedicada para dar certo. Então para essa luta, não mudaria nada (na preparação)”, destacou a brasileira.

Com base no judô, Luana já desponta com um cartel de 8-1 no MMA profissional. Com apenas 24 anos, a atleta paulista surge como uma promessa na categoria dos moscas dentro do UFC – com três vitórias em três combates disputados até então na liga presidida por Dana White.

Matérias Recentes

Ultimate encaminha Caio Borralho vs Reinier de Ridder para o UFC 326, em março

Aos poucos, o calendário do primeiro trimestre de 2026 do Ultimate vai ganhando forma. E…

16/12/2025

UFC: Recém-contratado, Levi Rodrigues recebe suspensão após flagra em exame antidoping

Invicto no MMA profissional, Levi Rodrigues conquistou uma vaga no UFC após brilhar no ‘Contender…

16/12/2025

Em alta! Manel Kape assume segunda posição do ranking peso-mosca; Melk é ignorado

No último sábado (13), após nocautear Brandon Royval na luta principal do UFC Vegas 112,…

16/12/2025

Anderson Silva explica luta morna com Sonnen: “Ele não viria ao Brasil ser esculhambado”

Em junho de 2024, em São Paulo, Anderson Silva e Chael Sonnen lideraram o card…

16/12/2025

Não chama? Alex Poatan indica ausência em card do UFC na Casa Branca

Dada a expectativa para o UFC Casa Branca, programado para junho de 2026, a tendência…

16/12/2025

Atleta do UFC que defendeu Hitler faz graves acusações contra Topuria

O lutador norte-americano Bryce Mitchell utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (15) para fazer duras…

16/12/2025