Entrevistas

Fisioterapeuta descarta erro de Borrachinha para luta com Chimaev ser cancelada

Paulo Costa lida com uma situação das mais complicadas em sua carreira. Com um problema sério no cotovelo, o brasileiro saiu da luta contra Khamzat Chimaev, programada para acontecer neste sábado (21), em Abu Dhabi (EAU), e com o local infeccionado devido a bactéria estafilococos, passou pela terceira cirurgia. Acompanhando de perto o caso, Roberto Freitas, fisioterapeuta esportivo especializado em lutadores de MMA e que começou a trabalhar com ‘Borrachinha’ em 2018, deu seu parecer sobre o drama do atleta.

Após o UFC anunciar oficialmente a saída do brasileiro da luta contra Chimaev por conta da grave lesão em seu cotovelo, parte da comunidade do MMA criticou o lutador, o acusando de ter medo do adversário, e chegou a afirmar que ele não realizou os devidos cuidados para se manter saudável e chegar 100% inteiro para o compromisso. Contudo, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Roberto descarta que a lesão e o quadro de saúde de ‘Borrachinha’ tenham se agravado por algum erro ou descuido do próprio, de sua equipe ou dos médicos.

Pelo contrário, o profissional destacou que Paulo teve um comportamento exemplar, respeitando as orientações para se recuperar por completo. Roberto foi além e informou que o quadro de saúde do lutador se agravou por uma infelicidade do acaso.

“Não teve erro por parte do Paulo. Infelizmente, foi o acaso, coisa do destino mesmo. Tudo foi feito da melhor maneira, fizemos tudo que era possível para o Paulo lutar. O Paulo respeitou bastante o que falamos que ele poderia ou não fazer. Conseguimos chegar a duas semanas da luta 100%. Infelizmente, a bactéria chegou de novo no corpo dele e não teve o que fazermos. Não teve descuido, não foi erro de ninguém, nada que alguém poderia ter feito a mais. Infelizmente, foi o acaso. O pessoal sempre tenta buscar um culpado, mas infelizmente foi o acaso”, declarou o profissional.

Lesão afeta o futuro de ‘Borrachinha’?

Como a lesão de Paulo foi incomum, o obrigando a ficar internado por dias em um hospital de Abu Dhabi e a passar por três intervenções cirúrgicas, seus fãs escancararam a preocupação quanto a continuidade do mesmo no MMA. Mas, apesar do momento conturbado que o brasileiro atravessa, o fisioterapeuta garante que o quadro não vai encerrar sua carreira de lutador.

É bem verdade que, após passar pela terceira cirurgia no cotovelo, ‘Borrachinha’ não está de todo livre, precisando manter os cuidados especiais na região. De todo modo, Roberto frisa que, conhecendo o lutador como poucos, ele vai seguir as orientações da equipe médica e aposta que o ocorrido não vai atrapalhar seu desempenho futuro no UFC.

“Para a carreira dele, não vai ter gravidade justamente porque foram feitos todos os processos necessários. Para a gravidade da carreira dele seria se nós continuássemos tentando. Chegou um momento em que o importante não era mais a luta e sim a saúde do Paulo, o que essa bactéria iria fazer com ele. Poderia ter algo mais grave? Porque ele tem uma carreira toda pela frente”, declarou o fisioterapeuta, antes de completar.

“Não valeria a pena tentar mais do que o possível, mais do que tentamos para ele poder lutar. O médico falou que nessas primeiras duas semanas, é para ele evitar mexer o braço totalmente porque a cicatrização está sendo feita de dentro para fora. Não está sendo feita a cicatrização normal. Ele vai ficar duas semanas sem mexer o braço. Serão mantidos os fortalecimentos que ele estava fazendo, ele vai precisar imobilizar um pouco, mas nada que atrase tanto a próxima luta dele”, concluiu.

Registro de Borrachinha no MMA

Paulo Costa, de 32 anos, é um dos principais lutadores brasileiros no UFC. O atleta, dono de um estilo de luta empolgante, ficou conhecido no esporte por conta do poder de seus golpes e de seu porte físico avantajado para atuar no peso-médio. ‘Borrachinha’ iniciou sua trajetória no MMA em 2012 e estreou no Ultimate em 2017. Pela companhia, o mineiro, sexto colocado no ranking da categoria, realizou oito combates, venceu seis e perdeu duas vezes. Seus triunfos mais importantes foram sobre Johny Hendricks, Luke Rockhold, Uriah Hall e Yoel Romero.

Borrachinha passou por três cirurgias no cotovelo – Acervo Pessoal

Matérias Recentes

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025