Entrevistas

Fisioterapeuta descarta erro de Borrachinha para luta com Chimaev ser cancelada

Paulo Costa lida com uma situação das mais complicadas em sua carreira. Com um problema sério no cotovelo, o brasileiro saiu da luta contra Khamzat Chimaev, programada para acontecer neste sábado (21), em Abu Dhabi (EAU), e com o local infeccionado devido a bactéria estafilococos, passou pela terceira cirurgia. Acompanhando de perto o caso, Roberto Freitas, fisioterapeuta esportivo especializado em lutadores de MMA e que começou a trabalhar com ‘Borrachinha’ em 2018, deu seu parecer sobre o drama do atleta.

Após o UFC anunciar oficialmente a saída do brasileiro da luta contra Chimaev por conta da grave lesão em seu cotovelo, parte da comunidade do MMA criticou o lutador, o acusando de ter medo do adversário, e chegou a afirmar que ele não realizou os devidos cuidados para se manter saudável e chegar 100% inteiro para o compromisso. Contudo, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Roberto descarta que a lesão e o quadro de saúde de ‘Borrachinha’ tenham se agravado por algum erro ou descuido do próprio, de sua equipe ou dos médicos.

Pelo contrário, o profissional destacou que Paulo teve um comportamento exemplar, respeitando as orientações para se recuperar por completo. Roberto foi além e informou que o quadro de saúde do lutador se agravou por uma infelicidade do acaso.

“Não teve erro por parte do Paulo. Infelizmente, foi o acaso, coisa do destino mesmo. Tudo foi feito da melhor maneira, fizemos tudo que era possível para o Paulo lutar. O Paulo respeitou bastante o que falamos que ele poderia ou não fazer. Conseguimos chegar a duas semanas da luta 100%. Infelizmente, a bactéria chegou de novo no corpo dele e não teve o que fazermos. Não teve descuido, não foi erro de ninguém, nada que alguém poderia ter feito a mais. Infelizmente, foi o acaso. O pessoal sempre tenta buscar um culpado, mas infelizmente foi o acaso”, declarou o profissional.

Lesão afeta o futuro de ‘Borrachinha’?

Como a lesão de Paulo foi incomum, o obrigando a ficar internado por dias em um hospital de Abu Dhabi e a passar por três intervenções cirúrgicas, seus fãs escancararam a preocupação quanto a continuidade do mesmo no MMA. Mas, apesar do momento conturbado que o brasileiro atravessa, o fisioterapeuta garante que o quadro não vai encerrar sua carreira de lutador.

É bem verdade que, após passar pela terceira cirurgia no cotovelo, ‘Borrachinha’ não está de todo livre, precisando manter os cuidados especiais na região. De todo modo, Roberto frisa que, conhecendo o lutador como poucos, ele vai seguir as orientações da equipe médica e aposta que o ocorrido não vai atrapalhar seu desempenho futuro no UFC.

“Para a carreira dele, não vai ter gravidade justamente porque foram feitos todos os processos necessários. Para a gravidade da carreira dele seria se nós continuássemos tentando. Chegou um momento em que o importante não era mais a luta e sim a saúde do Paulo, o que essa bactéria iria fazer com ele. Poderia ter algo mais grave? Porque ele tem uma carreira toda pela frente”, declarou o fisioterapeuta, antes de completar.

“Não valeria a pena tentar mais do que o possível, mais do que tentamos para ele poder lutar. O médico falou que nessas primeiras duas semanas, é para ele evitar mexer o braço totalmente porque a cicatrização está sendo feita de dentro para fora. Não está sendo feita a cicatrização normal. Ele vai ficar duas semanas sem mexer o braço. Serão mantidos os fortalecimentos que ele estava fazendo, ele vai precisar imobilizar um pouco, mas nada que atrase tanto a próxima luta dele”, concluiu.

Registro de Borrachinha no MMA

Paulo Costa, de 32 anos, é um dos principais lutadores brasileiros no UFC. O atleta, dono de um estilo de luta empolgante, ficou conhecido no esporte por conta do poder de seus golpes e de seu porte físico avantajado para atuar no peso-médio. ‘Borrachinha’ iniciou sua trajetória no MMA em 2012 e estreou no Ultimate em 2017. Pela companhia, o mineiro, sexto colocado no ranking da categoria, realizou oito combates, venceu seis e perdeu duas vezes. Seus triunfos mais importantes foram sobre Johny Hendricks, Luke Rockhold, Uriah Hall e Yoel Romero.

Borrachinha passou por três cirurgias no cotovelo – Acervo Pessoal

Matérias Recentes

Xicão passa do 1º round pela primeira vez e vence Tai Tuivasa no UFC 325

Nas nove primeiras lutas de sua carreira no MMA profissional, o gigante brasileiro Tallison Teixeira…

01/02/2026

Rival desafia Renato Moicano para duelo Brasil vs Argentina no UFC

Sem adversário depois da saída de Brian Ortega do confronto originalmente marcado para o UFC…

31/01/2026

Lutador quebra o silêncio após ter luta cancelada por suspeita de manipulação

Uma semana depois de ter sua luta no UFC 324, contra Michael Johnson, cancelada de…

31/01/2026

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026