Entrevistas
Filho de Anderson Silva explica escolha pelo boxe ao invés do MMA
-
por
Neri Fung, em Niterói (RJ)
Seguir os passos do pai ao escolher a mesma carreira pode abrir muitas portas, mas também pode gerar uma pressão e cobrança acima do normal no filho, especialmente se o genitor tiver uma história de sucesso na profissão. No esporte, essa situação também acontece e é por isso que Gabriel Silva – filho da lenda Anderson ‘Spider’ Silva – decidiu trilhar seu próprio caminho, ainda que tenha escolhido se tornar lutador, assim como o ex-campeão peso-médio (84 kg) e Hall da Fama do UFC.
Neste sábado (31), por exemplo, o jovem de 27 anos subirá novamente no ringue de boxe da ‘Misfits Boxing’, desta vez para enfrentar Anthony Taylor, em disputa pelo cinturão meio-pesado (até 79,3 kg) da organização. E a modalidade parece ser realmente o foco da carreira de lutador do filho do ‘Spider’. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), Gabriel explicou o que o levou a escolher a nobre arte ao invés do MMA, onde seu pai é considerado um dos maiores de todos os tempos, para atuar profissionalmente.
“No começo eu tinha muito disso, de sentir o peso do fardo (de ser filho do Anderson Silva) nas costas. Mas vai passando o tempo e você vai se acostumando. Eu sempre vi meu pai como um espelho, não só para mim, mas para o mundo. O que ele construiu dentro do MMA, para ser sincero, eu acho que não acontecerá de novo. Foi uma coisa muito especial, muito rara, que acontece de mil em mil anos. Então, usar o meu talento e as habilidades naturais que eu tenho para trazer visibilidade do nome Silva em outro esporte, eu acho que é mais interessante do que eu tentar dar continuidade em uma coisa que já foi tão grande. É um desafio maior, para mim, começar algo do zero e meio que igualar, trazer no mesmo nível, do que eu tentar pegar o que já foi feito e elevar para outro nível. Eu acho que, para mim, é uma parada mais interessante trazer o nome Silva para o boxe”, afirmou Gabriel.
Portas abertas para o MMA?
Apesar de deixar claro que o foco de sua carreira é o boxe, Gabriel Silva não descarta uma futura apresentação na modalidade onde seu pai construiu um dos legados mais brilhantes da história. Questionado sobre uma possível aventura no MMA, o filho do ex-campeão do UFC ressaltou que possui treinamento também em outras artes marciais, o que facilitaria sua transição, e deixou em aberto a possibilidade de aceitar um convite futuro.
“Eu nunca quis fechar porta nenhuma. Meu foco, com certeza, vai ser sempre o boxe, mas eu sempre treinei jiu-jitsu, treinei um pouco de wrestling na Black House, então eu tenho uma experiência no wrestling também, e muay thai – lutei muito muay thai, lutei kickboxing também. Eu tenho essa experiência de poder migrar para o MMA. Mas não é algo que agora está nos meus planos. Mas se no futuro acontecer, tipo uma superluta ou uma luta que me interesse, eu faria com certeza. Mas agora o foco é totalmente no boxe”, concluiu.
Com três lutas no boxe, Gabriel Silva segue invicto na modalidade. Pelo evento ‘Misfits Boxing’, o filho de Anderson Silva venceu Ben Davis e Okemka Jibunor, ambos no ano passado. Agora, o jovem lutador encara o americano Anthony Taylor, neste sábado, em busca do título meio-pesado da entidade.
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.