Siga-nos
exclusivo!
Leandro Bernardes / PxImages

Entrevistas

Ex-parceiro de time, ‘Mutante’ destaca história de ‘Durinho’ antes de luta por título

Após quase dez anos de MMA profissional, Gilbert ‘Durinho’ fará a luta mais importante de sua carreira. Neste sábado (13), o atleta encara Kamaru Usman em disputa do cinturão dos meio-médios (77 kg) do Ultimate, no duelo principal do UFC 258, em Las Vegas (EUA). E para analisar o momento histórico, que pode render o primeiro título da categoria para o Brasil, a reportagem da Ag. Fight entrou em contato com um amigo e parceiro de longa data do lutador: Cezar ‘Mutante’.

Ex-UFC e atualmente atleta no PFL, ‘Mutante’ tem muitos pontos em comum com ‘Durinho’. O mineiro ganhou notoriedade em 2012 após vencer o ‘TUF Brasil 1’, programa no qual Gilbert foi um dos seus treinadores. Neste mesmo ano, o atleta natural de Niterói (RJ) deu seus primeiros passos no MMA. Além disso, os dois lutadores são pupilos de Vitor Belfort e nutrem uma longa amizade por já terem sido parceiros de treino ao lado do ‘Fenômeno’.

Apesar dos dois atualmente não trilharem o mesmo caminho no MMA, em organizações e equipes diferentes, ‘Mutante’ afirmou que a relação com o compatriota segue igual. Por isso, o mineiro fez questão de elogiar a trajetória de ‘Durinho’ na modalidade e demonstrou confiança de que ele vai conquistar o cinturão do Ultimate.

“Acho que ele vai ser o próximo campeão dessa categoria. Ele é muito dedicado, treina muito, é um batalhador desde sempre. Conheço o ‘Durinho’ desde o início de sua carreira, quando ele fez a transição do jiu-jitsu para o MMA. Começamos na mesma época e andamos juntos desde a carreira amadora, o TUF Brasil. Ele merece muito e o sucesso que está tendo não foi por acidente. Conheço a jornada dele, vi de perto os bastidores o quanto ele sofreu e batalhou em busca do sonho. Ele merece tudo isso”, explicou.

Depois de se desligar do UFC e ter assinado com o PFL, ‘Mutante’ ainda não fez sua estreia na nova casa devido à pandemia de coronavírus, que adiou toda a temporada em 2020. Com a a confirmação do retorno das atividades da franquia para abril deste ano, o lutador se inspira no sucesso do amigo para escrever seu nome na história da liga

“A ascensão dele é motivação para mim e muitos atletas, principalmente para mim nessa nova organização, onde tem torneio grande pela frente, um prêmio considerável e cheio de casca-grossa na divisão dos meio-pesados. Estou muito otimista que vou conseguir chegar lá e fazer frente com todo mundo e ser campeão em 2021”, afirmou.

Cezar ‘Mutante’ ganhou visibilidade mundial ao ser campeão da primeira edição do TUF Brasil, quando derrotou ‘Serginho’ Moraes por pontos na decisão, em 2012. O brasileiro atuou pelo UFC desde então, mas recentemente não atravessava um bom momento, vindo de duas derrotas consecutivas em suas últimas atuações na organização. No MMA profissional desde 2007, o lutador soma 13 vitórias e oito reveses em seu cartel.

Mais em Entrevistas