A entrada de celebridades da internet no mundo do boxe – que teve seu mais recente episódio no último domingo (6), com a realização da luta de exibição entre Floyd Mayweather e Logan Paul – parece realmente ter chegado para ficar. E o mais novo interessado em aderir à nova moda, que tem gerado cifras milionárias para os envolvidos, é o pugilista brasileiro Esquiva Falcão, medalhista de prata na Olimpíada de Londres, em 2012, e detentor de um cartel invicto como profissional.
O assunto, no entanto, gera uma espécie de conflito interno no boxeador. Se por um lado, Esquiva classifica o confronto entre Mayweather e Paul como uma mancha na história da nobre arte, por outro, o capixaba enxerga a oportunidade de, assim como o norte-americano, lucrar em cima do interesse do público por este tipo de confronto. E, para isso, o medalhista olímpico já tem inclusive um alvo: o youtuber Júlio Cocielo.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Esquiva reforçou o desafio ao youtuber – feito anteriormente em suas redes sociais – e se mostrou empolgado com a possibilidade do duelo sair do papel. Na visão do lutador, inclusive, o hipotético embate, ainda que seja disputado também em caráter de exibição, pode passar uma imagem mais verdadeira ao público do que o promovido por Mayweather e Paul.
“Eu sou contra esse tipo de luta. O Floyd (Mayweather) está sujando o nome da nobre arte. Está sujando o nome. Sou contra. Mas fazer o que? É a vida. A vida é desse jeito. Eles são youtubers, têm muitos seguidores, são muito famosos na internet. Então, isso acaba furando fila de muitos atletas. Mas é desse jeito. Temos que fazer nossa parte para conseguirmos chegar a fazer grandes lutas um dia”, declarou Esquiva Falcão, antes de admitir que, apesar de não concordar, pode seguir os passos do ex-campeão mundial.
“Isso está virando moda. Lutador enfrentar youtuber, algum famoso. A galera gosta de ver isso. E como está gerando muito dinheiro e repercutindo muito, seria legal fazer uma exibição com o Júlio Cocielo. Até falei no meu Instagram e ele aceitou. Agora é combinar para ver se tudo dá certo. Se tudo der certo, pode ter certeza que nós vamos fazer: Esquiva Falcão vs Julio Cocielo. Vai ser uma luta mais verdadeira do que a do Floyd. O Cocielo é um menino bom, um menino que malha, que treina. Vai ser legal”, finalizou.
Após conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Esquiva Falcão migrou para o boxe profissional, onde ostenta um cartel invicto de 28 vitórias, sendo 20 por nocaute. A boa campanha deixou o capixaba a um passo de disputar o título mundial peso-médio pela Federação Internacional de Boxe (IBF). A vaga na grande decisão contra o atual campeão Gennady Gennadyevich Golovkin, conhecido como ‘Triple G’, deve ser confirmada com uma vitória sobre Patrick Wojcicki, em luta especulada para acontecer no segundo semestre deste ano.