Entrevistas

Especialista em jiu-jitsu, ‘Sergipano’ aposta na trocação para vencer a segunda no UFC

Em time que está ganhando não se mexe. Nem sempre esta velha máxima do futebol serve para outros esportes. Pelo menos é o que aposta André ‘Sergipano’, que encara Bartosz Fabinski neste sábado (5), pelo UFC Las Vegas 9. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o peso-médio (84 kg) – que, apesar do apelido, é mineiro – revelou que pretende deixar de lado, ao menos inicialmente, sua principal arma, o jiu-jitsu, e explorar a trocação.

Apesar de ter no grappling a sua especialidade, comprovada pelas 12 vitórias por finalização em 19 triunfos totais na carreira, o faixa-preta enxergou brechas no jogo do adversário que, de acordo com ele, podem ser melhor exploradas na luta em pé. Por isso, André aposta em priorizar a trocação, na qual tem evoluído nos últimos tempos, para conquistar sua segunda vitória pelo Ultimate.

“Ele é oriundo do judô, pelo que eu pesquisei. Trabalha o grappling, assim como eu. Ele é um cara que gosta de trabalhar a luta de três rounds, trabalha bem isso. Mas (estudando o jogo dele) eu achei que ele fica meio afobado quando começa a entrar umas porradas. Então, o caminho que eu vejo para essa luta é a trocação, mesmo eu sendo oriundo do chão. A gente vai buscar a trocação no começo da luta e, se tudo correr bem, vamos em busca do nocaute”, explicou ‘Sergipano’, que estreou no UFC com vitória sobre o compatriota Antônio Arroyo, em novembro do ano passado.

No sábado, o peso-médio – que conquistou seu contrato com o Ultimate após participar tanto da edição brasileiro como da versão americana do ‘Contender Series’ – se apresentará novamente nas instalações do UFC Apex, em Las Vegas (EUA). Com bom retrospecto no local, ‘Sergipano’ torce para que a sorte continue lhe acompanhando na cidade norte-americana, onde está invicto. Nem mesmo o octógono menor da sede do evento, que, na visão do lutador, poderia atrapalhar sua estratégia, parece tirar a confiança do atleta da equipe ‘TFT’.

“Eu tenho muita sorte ali (no Apex). Fiz duas lutas, duas vitórias, consegui meu contrato (com o UFC). Então, eu me sinto em casa ali. Espero conseguir mostrar todo o meu trabalho novamente e que eu continue tendo sorte em Las Vegas”, relembrou André, antes de comentar sobre o octógono menor utilizado no UFC Apex.

“Para o meu tipo de jogo, que é a luta de grappling, onde eu sou especialista, o octógono menor é melhor. Mas para essa luta específica, eu queria poder lutar no octógono maior. Para poder trabalhar a distância, já que eu sou maior e tenho a envergadura maior do que o meu adversário. Mas, independentemente de qual octógono seja, o importante é estar lutando no UFC. É uma oportunidade única na minha vida, então qualquer que seja o palco, desde que seja pelo UFC, é bom”, concluiu.

No MMA profissional desde 2009, André Muniz, o ‘Sergipano’, acumula 19 vitórias e quatro derrotas em seu cartel. Adversário do brasileiro neste sábado, o polonês Bartosz Fabinski – que retorna ao Ultimate após breve passagem pelo ‘Cage Warriors’ – soma 14 triunfos e três reveses em sua carreira.

Matérias Recentes

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025