Entrevistas

Empresário descarta pressão do UFC para forçar aposentadoria de Maurício ‘Shogun’

Aos 39 anos de idade, Maurício ‘Shogun’ começa a entrar na parte final de sua carreira. O brasileiro, que já reinou na divisão dos meio-pesados (93 kg) do UFC, não vive mais a fase que o consagrou e, por isso, convive com especulações sobre sua aposentadoria do esporte. Para piorar, o tema ganhou ainda mais força quando Dana White, presidente da organização, sugeriu que o atleta deveria pendurar as luvas.

Mas o discurso do mandatário, que poderia ser interpretado como combustível para acelerar o processo de aposentadoria do lutador, logo foi amenizado por Eduardo Alonso, treinador e empresário de ‘Shogun’. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o profissional deu sua visão sobre as palavras do dirigente e afastou qualquer tipo de pressão.

“Eu vi as declarações do Dana e acho que ele foi muito respeitoso na maneira como ele se referiu ao Maurício. Não tem nada de errado. Mas não existiu pressão interna nenhuma para aposentar o Maurício. Eles tiveram uma conversa no dia seguinte da luta e está tudo em bons termos. Sabemos que a carreira dele está chegando ao fim, é natural. É uma decisão que só cabe a ele. Mas reforçando, não houve pressão do Dana e acho que as coisas vão terminar de uma maneira legal como tem que ser”, afirmou o treinador.

Embora Alonso frise que não houve pressão por parte do UFC para a aposentadoria de ‘Shogun’, não quer dizer que ela não esteja perto de acontecer. Após sua última apresentação, quando foi derrotado pelo escocês Paul Craig, em novembro de 2020, o próprio Shogun deixou a possibilidade em aberto para este ano e, de acordo com o empresário, caso ela se concretize, não deve ser longe do octógono mais famoso do mundo.

“Nem passa na cabeça dele que ele vá encerrar a carreira em outro lugar. A princípio a vontade dele é encerrar a carreira no UFC mesmo e o UFC sabe disso, mas tem que existir vontade mútua. Existe um respeito das duas partes e a tendência é essa”, explicou.

Maurício ‘Shogun’, que atua no MMA profissional desde 2002, soma 27 vitórias, 12 derrotas e um empate na carreira. O primeiro momento de auge do lutador aconteceu em 2005, quando venceu o GP dos médios do extinto Pride. No UFC, o curitibano chegou ao lugar mais alto dos meio-pesados ao vencer Lyoto Machida, em 2010. Porém, logo em sua primeira defesa de cinturão, foi superado por Jon Jones no ano seguinte.

Matérias Recentes

Merab Dvalishvili foge de cirurgia após sofrer fratura no nariz em treino

Sem se apresentar no octógono mais famoso do mundo desde dezembro do ano passado, quando…

03/04/2026

Moicano justifica duelo com parceiro de equipe no UFC Vegas 115: “Muito tempo parado”

Neste sábado (4), na luta principal do UFC Vegas 115, Renato Carneiro medirá forças contra…

03/04/2026

Luto! Ícone do jiu-jitsu, Márcio Macarrão morre aos 67 anos de idade

Na última quarta-feira (1), a comunidade do jiu-jitsu se despediu de um grande nome de…

02/04/2026

Melk Costa desafia Alex Poatan para luta de grappling após desavença online

A mais nova, e inusitada, rivalidade do mundo das lutas, entre os lutadores do UFC…

02/04/2026

Virna Jandiroba reforça meta pelo cinturão do UFC, mas ressalta: “Um passo de cada vez”

Em outubro de 2025, Virna Jandiroba sofreu possivelmente a derrota mais dura de sua carreira…

02/04/2026

Alex Poatan parte para o ataque contra Melk Costa após palpite polêmico; entenda

Em meio ao camp de preparação para a disputa contra Ciryl Gane, pelo cinturão interino…

02/04/2026