Entrevistas

Empresário descarta pressão do UFC para forçar aposentadoria de Maurício ‘Shogun’

Aos 39 anos de idade, Maurício ‘Shogun’ começa a entrar na parte final de sua carreira. O brasileiro, que já reinou na divisão dos meio-pesados (93 kg) do UFC, não vive mais a fase que o consagrou e, por isso, convive com especulações sobre sua aposentadoria do esporte. Para piorar, o tema ganhou ainda mais força quando Dana White, presidente da organização, sugeriu que o atleta deveria pendurar as luvas.

Mas o discurso do mandatário, que poderia ser interpretado como combustível para acelerar o processo de aposentadoria do lutador, logo foi amenizado por Eduardo Alonso, treinador e empresário de ‘Shogun’. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o profissional deu sua visão sobre as palavras do dirigente e afastou qualquer tipo de pressão.

“Eu vi as declarações do Dana e acho que ele foi muito respeitoso na maneira como ele se referiu ao Maurício. Não tem nada de errado. Mas não existiu pressão interna nenhuma para aposentar o Maurício. Eles tiveram uma conversa no dia seguinte da luta e está tudo em bons termos. Sabemos que a carreira dele está chegando ao fim, é natural. É uma decisão que só cabe a ele. Mas reforçando, não houve pressão do Dana e acho que as coisas vão terminar de uma maneira legal como tem que ser”, afirmou o treinador.

Embora Alonso frise que não houve pressão por parte do UFC para a aposentadoria de ‘Shogun’, não quer dizer que ela não esteja perto de acontecer. Após sua última apresentação, quando foi derrotado pelo escocês Paul Craig, em novembro de 2020, o próprio Shogun deixou a possibilidade em aberto para este ano e, de acordo com o empresário, caso ela se concretize, não deve ser longe do octógono mais famoso do mundo.

“Nem passa na cabeça dele que ele vá encerrar a carreira em outro lugar. A princípio a vontade dele é encerrar a carreira no UFC mesmo e o UFC sabe disso, mas tem que existir vontade mútua. Existe um respeito das duas partes e a tendência é essa”, explicou.

Maurício ‘Shogun’, que atua no MMA profissional desde 2002, soma 27 vitórias, 12 derrotas e um empate na carreira. O primeiro momento de auge do lutador aconteceu em 2005, quando venceu o GP dos médios do extinto Pride. No UFC, o curitibano chegou ao lugar mais alto dos meio-pesados ao vencer Lyoto Machida, em 2010. Porém, logo em sua primeira defesa de cinturão, foi superado por Jon Jones no ano seguinte.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024