Siga-nos
Diego Ribas

Entrevistas

Dos Anjos exalta importância de Dedé Pederneiras: “Tirou um peso das minhas costas”

Neste sábado (14), quando Rafael dos Anjos pisar no octógono do UFC Apex, em Las Vegas (EUA), para enfrentar Paul Felder, ele estará mais leve, e não apenas pelo combate marcar o seu retorno à divisão até 70 kg do Ultimate, da qual se manteve como campeão entre 2015 e 2016. De acordo com o lutador, a leveza com que encara o seu próximo desafio também tem um sentido figurado, relacionada ao aspecto mental.

Em conversa com a imprensa durante o media day virtual do UFC Vegas 14, Dos Anjos destacou a importância de ter retornado ao Brasil nos últimos meses para fazer seu camp de treinos sob o comando de Dedé Pederneiras, líder da equipe ‘Nova União’. O ex-campeão dos leves exaltou o papel do experiente treinador na sua rotina de preparação e admitiu que “tirou um grande peso das costas” com a nova parceria.

Vale lembrar que Rafael reside nos Estados Unidos com sua esposa e filhos há algum tempo e nos últimos anos estava sendo treinado por Jason Parillo, profissional que já trabalhou com grandes estrelas do esporte, como: Michael Bisping, Cris ‘Cyborg’, BJ Penn, Luke Rockhold, entre outros.

“Na verdade eu tinha um head coach, o (Jason) Parillo era meu head coach. Mas eu acho que estava precisando de um cara que estivesse mais envolvido, com uma equipe que pudesse me dar mais visão de estratégia na luta, porque eu estava notando que estava muito sem estratégia. E sem treino mesmo, sem sparring. Então, com essa situação toda de covid, as crianças estão tendo aula online, a gente decidiu passar uma temporada no Brasil. E eu escolhi o Dedé (Pederneiras), para fazer o camp lá com ele e foi a melhor escolha que eu fiz”, afirmou Rafael, antes de completar.

“O Dedé é um cara está muito envolvido. Eu não preciso ficar dando feedback para treinador, treinador de muay thai, preparador físico, médico. Ele é um cara que agiliza tudo, planeja tudo. Então, tirou um grande peso das minhas costas porque eu estava meio que comandando o meu camp (antes), e eu acho que isso não é legal. O Dedé é um cara envolvido, que entende muito de luta, de estratégia, corte de peso também, e eu acho que tirei um grande peso dos meus ombros”, finalizou.

Ex-campeão dos leves, Rafael dos Anjos estava competindo nos meio-médios (77 kg) desde junho de 2017, somando quatro vitórias e quatro empates em sua passagem pela categoria, chegando a disputar, sem sucesso, o cinturão interino da divisão, em 2018. Neste sábado, o atleta natural de Niterói (RJ) faz seu retorno ao peso-leve na luta principal do UFC Vegas 14, onde encara o americano Paul Felder.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas