Siga-nos

Entrevistas

De volta após suspensão por doping, Elizeu Capoeira garante: “Legado não será sujado”

Após sofrer um dos principais baques de sua carreira como lutador profissional, Elizeu Capoeira retorna à ativa neste sábado (3), no UFC Vegas 74, após quase dois anos de hiato. Suspenso por doping em 2022, o meio-médio (77 kg) da ‘CM System’ relembrou o delicado episódio e, com a consciência limpa, garantiu que seu legado no esporte não será afetado pelo ocorrido.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, o brasileiro destacou que, à época, conseguiu provar que a substância ‘ostarina’ presente em seu organismo era fruto da ingestão de uma suplementação contaminada. Convicto de que não infringiu nenhuma regra de forma proposital, Capoeira agora mira recuperar o tempo perdido e olhar para o futuro no UFC.

“Faço isso porque amo, ninguém me colocou na luta, ninguém me obrigou. Faço porque gosto, pela minha satisfação. Quando isso (doping) aconteceu, estava com a consciência limpa, sabia que não era problema meu, tanto que foi provado que foi contaminação de suplemento. Contaminação cruzada. Minha consciência está limpa, meu legado não vai ser sujado por causa disso. Fui prejudicado por terceiros. Deus é maior que tudo, ele vai julgar. O importante é meu próximo passo agora, que é essa luta”, declarou Elizeu.

Aperto financeiro

Ficar um período afastado do seu ‘ganha pão’ normalmente gera problemas financeiros para os atletas de alto rendimento, e no MMA não é diferente. Sem competir desde outubro de 2021, Capoeira admitiu que a janela em que se manteve afastado dos octógonos foi complicada, mas o auxílio dos patrocinadores do paranaense foi essencial para se manter afiado nos treinos.

“Não vou mentir, foi bem complicado mesmo (parte financeira). A gente sempre se programa por um determinado tempo. Tinha um dinheiro guardado. Mas como estava com investimentos a serem feitos, tive que fazer e acabou quebrando meu orçamento. Mas tenho que agradecer muito a meus patrocinadores, porque foram eles que me mantiveram, deram e dão apoio até hoje. Assim consegui me manter nos camps de treinamento, eles me deram esse suporte para continuar rendendo em alta performance”, relembrou o brasileiro.

Em seu retorno ao Ultimate, Elizeu Capoeira terá um desafio e tanto pela frente. Afinal de contas, seu rival será Abubakar Nurmagomedov, primo do ex-campeão Khabib e que vem embalado por duas vitórias seguidas na liga. O duelo entre os dois abre o card principal do UFC Vegas 74.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas