Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

Entrevistas

Charles Do Bronx ignora pesagem polêmica e descarta mudança em corte peso no UFC

Em maio deste ano, Charles ‘Do Bronx’ se envolveu em um dos episódios mais polêmicos da história do Ultimate. Então campeão peso-leve (70 kg), o brasileiro teve seu cinturão destituído após ultrapassar o limite da categoria durante a pesagem oficial para seu combate diante de Justin Gaethje, no UFC 274. Mesmo com a posterior vitória sobre o rival americano, o especialista de jiu-jitsu deixou Arizona (EUA) sem seu título. Cinco meses depois, o atleta da ‘Chute Boxe’ garante que trata o episódio como página virada.

Em entrevista exclusiva à Ag Fight, Charles revelou, inclusive, que optou por manter a mesma estratégia de corte de peso de sua luta contra Gaethje para o UFC 280, no próximo sábado (22). Na ocasião, o brasileiro ficou cerca de 220 gramas acima do limite. No entanto, relatos de sua equipe e de outros profissionais envolvidos no evento revelaram que houve um problema na balança disponibilizada pela organização para os lutadores aferirem suas marcas no hotel em que estavam hospedados, o que teria influenciado negativamente no corte de peso do então campeão peso-leve. 

“Não mudei nada. Todo mundo sabe, vou falar de novo. Charles foi roubado naquele episódio. Não tem muito o que fazer. Não mudei nada, não mudei o corte de peso, não trouxe balança nova, até porque não vai ser a nossa balança que vão colocar lá, vai ser a balança deles de novo, então não vai fazer diferença nenhuma. Aquele episódio já passou, nem quero pensar nisso. O campeão do peso-leve se chama Charles Oliveira, estamos indo para uma defesa de título, e não buscar o cinturão. Essa é a minha mentalidade, é meu espírito. Vamos com tudo”, declarou o maior finalizador da história do Ultimate.

Apesar de ainda se considerar o campeão após o episódio polêmico da balança, Charles terá que, na prática, reconquistar o cinturão dos pesos-leves – que hoje está vago. Para isso, o brasileiro terá que derrotar Islam Makhachev, pupilo de Khabib Nurmagomedov, que vem de dez vitórias consecutivas na carreira na luta principal do UFC 280, a ser sediado em Abu Dhabi (EAU).

 

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em Entrevistas