Siga-nos

Entrevistas

Cara de Sapato explica batalha contra ansiedade durante pausa na carreira

Campeão do GP meio-pesado (93 kg) da PFL em 2021, Antônio Carlos Júnior, o ‘Cara de Sapato’, viu uma lesão no joelho o impedir de repetir o feito na temporada seguinte, mesmo classificado para os playoffs semifinais do torneio. Durante o longo processo de recuperação, que contou com duas cirurgias e muitas sessões de fisioterapia, o paraibano ainda teve que travar uma batalha contra sua própria mente.

Há algum tempo, Cara de Sapato fala abertamente sobre suas questões de saúde mental, como as crises de ansiedade e a síndrome do pânico que desenvolveu após o assassinato do amigo Leandro Lo, em 2022. Portanto, era provável que o psicológico se tornaria um adversário a mais para superar durante o hiato na carreira. E em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), o lutador paraibano abriu o jogo sobre o período ausente das competições e contou como fez para lidar com a ansiedade pelo retorno ao cage, que acontece no próximo dia 12 de abril.

“Logo que aconteceu (a lesão), eu falei: ‘Não estou acreditando’. Aí você fica um pouco ansioso, depois você diz: ‘Faz parte do processo’. E você aceita – tem que aceitar, não tem jeito. No final da fisioterapia, que está voltando, já bate a ansiedade de novo porque você quer voltar o quanto antes, você quer treinar, você quer fazer as coisas acontecerem, mas você ainda não pode. Você está se sentindo bem, mas o doutor fala: ‘Calma’. Você fica muito ansioso. Eu já sou uma pessoa ansiosa, então isso daí só intensifica“, contou Sapato.

Momento errado

O ‘timing’ da lesão que o deixou de molho por quase dois anos também não foi dos melhores. À época, Cara de Sapato vinha do título inédito no GP até 93 kg da PFL e era visto como um dos favoritos para conquistar o torneio em 2022. A interrupção no seu melhor momento na carreira também foi difícil de ser aceita.

“É tudo, tem tanto a parte mental como a parte física. Porque você quer estar evoluindo. Eu estava vindo em uma ascensão muito boa… Ganhando, me sentindo super confiante. Aí você dá aquela pausa. Isso é muito ruim. Senti falta de tudo. A lesão é um dos piores pesadelos na vida de todo atleta. Você sente saudade da rotina de treinamento, sente saudade até de bater o peso. Eu sou um cara movido pela competição, pelos desafios, por tudo isso. E ficar esse tempo distante foi muito ruim. Ver as possibilidades que eu tinha de estar ganhando mais um título, defendendo o título ano após ano, e eu não poder estar presente é algo doloroso. É difícil, não foi fácil não”, recordou o astro da PFL.

Retorno marcado

Após longa espera, Antônio Cara de Sapato fará sua aguardada volta ao cage da PFL na próxima sexta-feira (12), em evento sediado em Las Vegas (EUA). O confronto contra Simon Biyong, além de marcar o retorno do brasileiro à ativa, será válido pela primeira rodada da temporada 2024 do torneio dos meio-pesados da Professional Fighters League, e uma vitória é fundamental para que o paraibano siga firme no sonho de conquistar seu segundo título na liga.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas