Entrevistas
Brian Ortega revela motivação em participar do Noche UFC na Esfera: “Entrar para a história”
-
por
Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)
A expectativa dos fãs de MMA para a realização do UFC 306, neste sábado (14), cresce a cada dia às vésperas do evento. E com os lutadores, o mesmo parece acontecer. Escalado para protagonizar uma das lutas mais importantes da noite, Brian Ortega revela motivação dupla em participar do show. Em entrevista exclusiva à Ag Fight, ‘T-City’ admitiu que se sentiu honrado em ser um dos escolhidos para competir no primeiro – e possível único – card do Ultimate na ‘Esfera’, em Las Vegas (EUA). Além disso, o peso-pena (66 kg) também exalta a importância do espetáculo denominado ‘Noche UFC’, em homenagem ao dia da independência do México – país com que possui raízes estreitas.
E a posição de Brian se justifica até mesmo do ponto de vista financeiro. O Ultimate desembolsou uma quantia milionária para sediar o card em uma das arenas mais luxuosas e tecnológicas do planeta. E apenas 20 atletas terão o privilégio de competir no show. Além disso, apesar de ter nascido nos Estados Unidos, Ortega também possui cidadania mexicana, já que é filho de pais imigrantes vindos do país latino. Sendo assim, entrar em ação neste sábado contra Diego Lopes será uma honra para ‘T-City’, conforme o próprio explica.
“Sinto como uma honra (fazer parte desse card). É uma honra porque o Dana White disse que isso é uma carta de amor aos mexicanos. É uma luta para a era, é um evento único. Esse evento do UFC vai entrar para a história. E eu vou fazer parte disso. Já tive algumas tentativas de fazer história, né? Lutando com o Volkanovski, lutando com o Max, fazendo essas lutas que os fãs, até hoje, lembram. E vamos fazer isso novamente. E como lutador, é isso que mais me entusiasma na minha carreira. Eu vejo o Instagram da Esfera, os vídeos. Quando filmamos aqui há pouco tempo, eles colocaram um ‘VR’ (realidade virtual) em nós, e pudemos ver como seria (na luta). Foi incrível. E as coisas que eles farão serão incríveis”, exaltou Brian.
Camp completo e mudança de humor
O confronto contra Lopes havia sido marcado originalmente para o UFC 303, em junho. Na oportunidade, porém, Ortega – que teve apenas duas semanas de aviso prévio para aceitar o desafio – apresentou problemas com o corte de peso, passou mal e precisou se retirar do show horas antes de sua realização. Três meses depois, com um camp completo de treinos e a preparação devida, o americano claramente esbanja um semblante mais bem-humorado e relembra o quão árduo foi o processo do último combate.
“Sim (mudou). Tivemos tempo para treinar (risos). Tempo de cortar peso. Tempo de ser feliz e fazer tudo da maneira correta. Não são duas semanas em que você vem de 80 kg, ainda tinha compromissos com a imprensa enquanto cortava o peso. Era demais. Da última vez, foi demais, pelo menos para mim. Não estava pronto na questão do peso, porque eu estava tentando subir (de categoria)”, comparou ‘T-City’.
Ex-desafiante ao cinturão dos penas, Ortega ocupa atualmente a terceira posição do ranking. Vindo de vitória contra Yair Rodriguez, em fevereiro de 2024, o americano será testado contra um dos grandes prospectos da categoria. Embalado por quatro triunfos consecutivos no Ultimate, Diego Lopes, número 13 da divisão, terá um ‘teste de fogo’ no Noche UFC e pode, enfim, entrar de vez no pelotão de elite em busca do almejado ‘title shot’.
Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.