Entrevistas

Brendan Allen destaca evolução mental antes de revanche contra Chris Curtis no UFC

Aos 28 anos, Brendan Allen vive sua melhor fase desde que entrou no Ultimate, em 2019. Embalado por seis vitórias consecutivas na empresa, o americano disparou no ranking e agora ocupa a sexta colocação dos pesos-médios (84 kg). Neste sábado (6), na luta principal do UFC Vegas 90, ‘All In’, como é conhecido, terá a oportunidade de enfrentar Chris Curtis, último adversário que o derrotou na carreira. Às vésperas da revanche, o atleta da ‘Kill Cliff FC’ destaca qual fator pode ser crucial no combate: sua evolução mental.

Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, Allen admitiu que seu nível técnico não mudou significativamente desde a derrota para Curtis, em dezembro de 2021. Por outro lado, o americano se considera um competidor bem mais capacitado pouco mais de dois anos depois do confronto por conta do fortalecimento mental construído ao longo deste período.

“Eu realmente acho que, tecnicamente, estou bem próximo do que estava lá (primeira luta). Mas a diferença agora é que estou mais mentalmente capacitado para lidar com a pressão e com as emoções atreladas à luta. Isso me permite ser mais eu mesmo no cage. Acho que a grande diferença, desta vez, é o foco. Estarei focado, 100% preparado e pronto. Na última vez (que lutamos), não acho que estava focado, por qualquer que fosse o motivo. Desta vez estou focado, pronto para ir até lá e ser a melhor versão minha possível. Se ele conseguir me vencer assim, Deus o abençoe e tiro o chapéu para ele, provavelmente ele tem ‘meu número’. Vou até lá vencer e serei o número 5 (do ranking) semana que vem”, destacou Brendan.

Virada de chave na carreira

Ao contrário do que muitos podem imaginar, a ‘virada de chave’ na carreira de Allen não foi motivada pela derrota para Curtis – a qual não guarda remorso, pelo contexto e falta de preparação ideal – e sim por uma vitória pouco convincente. Em junho de 2022, Brendan derrotou Jacob Malkoun via decisão unânime em uma luta ‘morna’. De acordo com o americano, o desempenho aquém de sua real capacidade na ocasião ligou um alerta e o fez evoluir gradativamente – sobretudo mentalmente. 

“O Chris Curtis entrou da última vez (substituindo) e vai entrar de novo. A diferença é que dessa vez tivemos mais tempo para nos prepararmos um para o outro. Somos dois jogadores, vamos dar um show. É um sentimento difícil. A derrota te muda um pouco, seja para o bem ou para o mal. Aquela derrota acho que não me afetou muito, porque, na minha cabeça, eu fui pego. Foi com uma semana de antecedência (que lutamos). Fui pego. É frustrante, mas acontece. Acho que fui realmente afetado na luta com o Malkoun, foi ali que eu realmente aprendi. Mesmo que eu tenha saído com a vitória, felizmente, o (desempenho) não foi nem próximo das minhas habilidades. Essa foi a (luta) que me fez me olhar no espelho e buscar o treinamento para a minha mentalidade que eu precisava”, relembrou ‘All In’.

O segundo embate entre Allen e Curtis lidera o card do UFC Vegas 90. O evento, com sede no ‘Apex’, contará com a forte presença do ‘Esquadrão Brasileiro’, representado por seis competidores: Valter Walker, Norma Dumont, Pedro Falcão, Victor Hugo, Jean Matsumoto e Cesar Almeida.

Matérias Recentes

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024

Ex-UFC alerta para uso de coquilha em treino após fraturar o pênis

O uso da coquilha é obrigatório em lutas de MMA. Nos treinos, entretanto, o equipamento…

21/12/2024

Ngannou aponta caminho da vitória para Tyson Fury em revanche contra Usyk

Assim como grande parte do mundo das lutas, Francis Ngannou também estará de olho na…

21/12/2024