Sem lutar desde outubro, Paulo Costa, finalmente, retorna ao UFC. No show de número 278, que acontece neste sábado (20), em Utah (EUA), ‘Borrachinha’ encara Luke Rockhold, em combate importante e dramático válido pelo peso-médio (84 kg). Mas, mesmo vindo de duas derrotas seguidas na companhia, o brasileiro ignora os resultados negativos e se diz revigorado para dar a volta por cima na carreira e provar que pertence ao topo da divisão.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘Borrachinha’ garante que o tempo afastado do octógono e as derrotas para Israel Adesanya e Marvin Vettori em sequência não o abalam. Pelo contrário, o brasileiro ressalta que está motivado e melhor do que nunca para lidar com Rockhold. Vale lembrar que o americano também perdeu duas lutas seguidas no UFC e estava afastado do MMA desde 2019.
Como Rockhold possui uma idade avançada (37 anos) para atuar nos esportes de combate e um queixo frágil, o mineiro se mostra confiante de que, enfim, vai conseguir se reerguer na empresa e voltar ao caminho das vitórias. Tanto que o brasileiro se classifica como superior ao ex-campeão e dá a entender que o mesmo não vai resistir ao seu poder no octógono. Inclusive, as cinco derrotas do veterano no MMA foram por nocaute.
“Estou muito rápido, focado, explosivo. Ele é perigoso, tem boas armas, chuta bem, tenta quedar. No jiu-jitsu, ele não é muito bom não, mas tem boas quedas, é longo. Sem ser prepotente, mas sou melhor em tudo. Estou sendo honesto, não vou mentir. Sábado vai ser um destruidor para cima do Rockhold. Fiz um trabalho muito bom, perfeito e vai ser bem legal. Assistam, porque será de arrepiar”, declarou o mineiro.
No entanto, apesar da fama e importância dos atletas, o UFC encontrou dificuldade para casar a luta. Anteriormente, ‘Borrachinha’ chegou a recusar enfrentar Rockhold. Contudo, o ex-campeão da companhia insistiu em realizar o duelo e provocou o brasileiro com tudo. Como o americano e a própria organização expressaram o interesse no confronto, ‘Borrachinha’ voltou atrás, topou o encontro e revelou estar feliz com o atual compromisso.
E, ao que parece, o atleta foi feliz em mudar de ideia, visto que o embate com o americano passou a ser um dos mais aguardados da atual temporada. Tanto que parte dos fãs de MMA trata a luta ‘Borrachinha’ vs Rockhold como o verdadeiro ‘main event’ do UFC 278 e não a disputa de cinturão dos meio-médios entre o campeão Kamaru Usman e Leon Edwards.
“Eu não queria lutar com ele, porque queria alguém no ranking e ele não está. Mas, como houve recusas de outros lutadores e o UFC falou que queria que essa luta acontecesse, pensei melhor. É uma boa luta, um ex-campeão. Vai ser um show”, concluiu.
Paulo Costa, de 31 anos, é um dos principais lutadores brasileiros no UFC. O atleta, dono de um estilo de luta empolgante, ficou conhecido no esporte por conta do poder de seus golpes e de seu porte físico enorme para atuar no peso-médio. ‘Borrachinha’ iniciou sua trajetória no MMA em 2012 e estreou no Ultimate em 2017. Pela companhia, o mineiro realizou sete combates, venceu cinco deles, disputou o título da categoria e perdeu duas vezes. Seus triunfos mais importantes foram sobre Johny Hendricks, Uriah Hall e Yoel Romero.