Siga-nos

Entrevistas

Bitcoin e imóveis! De olho em estabilidade financeira, Moicano detalha investimentos

Aos 34 anos e prestes a disputar sua 24ª luta como atleta profissional de MMA, Renato Moicano parece ter discernimento que a reta final de sua carreira pode estar se aproximando. Com isso em mente, o brasileiro demonstra uma maturidade acima da média e planeja uma ‘aposentadoria tranquila’. Para isso, o peso-leve (70 kg) do UFC revelou, em entrevista exclusiva à Ag Fight, que tem estudado e se especializado em investimentos diversos, a fim de conquistar uma estabilidade financeira quando optar por pendurar as luvas.

Com uma rotina diária de ao menos meia hora de estudos sobre educação financeira, Moicano aposta suas fichas em investimentos como construção de imóveis e também em criptomoedas – mais especificamente a ‘Bitcoin’, que tem uma unidade avaliada em cerca de R$ 214 mil na cotação atual. O objetivo do lutador brasileiro é conseguir se aposentar sem ter a necessidade de se aventurar em outras áreas, se mantendo apenas com a chamada renda passiva, que independe de trabalho.

“Não tenho um padrão de vida que eu ostento, já tive a oportunidade de mudar para uma casa maior, mas não é meu interesse agora. Meu interesse é aprender mais sobre dinheiro, investimentos, para poder ter uma renda passiva que me garanta todo mês uma renda sem eu ter que trabalhar. Tenho estudado bastante sobre investimento, tenho aplicado em alguns investimentos, tenho acreditado cada vez mais no ‘Bitcoin’ (…) Tenho lido bastante, todo dia dedico pelo menos 30, 45 minutos a uma leitura de fundamento econômico, Meu objetivo é esse, juntar capital agora para depois fazer vários investimentos. Estou investindo no Brasil, construindo alguns imóveis, até porque o real está desvalorizado em relação ao dólar (…) Estou ficando velho, você vê que os assuntos começam a ser esses (risos)”, projetou Renato.

Assiduidade dentro do octógono

Para conseguir diversificar suas ideias de investimentos, o brasileiro busca aumentar sua assiduidade dentro do octógono na reta final de sua carreira. Vindo de um hiato de mais de um ano, Renato almeja realizar entre três e quatro combates apenas na temporada de 2024, a fim de arrecadar o máximo de salários possíveis enquanto compete em alto nível.

“A cada dia que passa, não fico mais novo, fico mais velho. Estou mais perto do fim da carreira do que do começo, então quero aproveitar, quero lutar bastante nos próximos dois, três anos, para poder acumular um patrimônio, ficar tranquilo e poder me aposentar sem dificuldades. Moicano ‘wants money’, todo mundo ‘wants money’. Quem fala que não quer, está mentindo (risos). Meu objetivo é viver aqui nos EUA e com uma boa renda. E para isso eu tenho que lutar”, explicou Moicano.

O primeiro passo para uma possível temporada recheada de compromissos será dado neste sábado (3), no UFC Vegas 85. Número 13 do ranking até 70 kg, Moicano enfrenta o americano Drew Dober, número 15 da lista. O confronto também marca o retorno do brasileiro à ativa após um ano e quatro meses afastado do esporte por lesões.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas