Siga-nos

Entrevistas

Bad boy? Treinador questiona má fama de Jon Jones: “Humilde”

Ao longo de sua carreira, Jon Jones, conscientemente ou não, construiu uma espécie de aura de vilão dentro do Ultimate, não só pelas atuações e declarações como lutador, mas principalmente pelos problemas com a lei em que se envolveu no decorrer dos anos. Apesar de ser considerado uma espécie de ‘bad boy’ por boa parte dos fãs de MMA por conta de seu histórico, o campeão dos pesos-pesados tem um lado pessoal bem diferente do que é normalmente retratado pela imprensa. Ao menos é isso que garante Roberto Tussa, seu treinador.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, o responsável por afiar o jiu-jitsu de ‘Bones’ revelou que seu aluno é um indivíduo humilde no lado pessoal. O treinador, porém, não ignorou os erros cometidos pelo americano, mas destacou que as polêmicas nas quais Jones se envolveu na carreira não o definem por completo.

“Muita gente que tenta falar mal do Jon Jones, tentam julgar ele pelos erros que teve. Mas todo mundo tem um rabo preso, uma coisa que não dá orgulho de si mesmo, que tem que melhorar. Somos seres humanos, estou nesse trabalho para trazer o jiu-jitsu e fazer ele um lutador melhor e uma pessoa melhor também. Essa é uma das funções com meus alunos, porque o jiu-jitsu fez isso por mim. O Jon Jones, falta de humildade não há nele. É um cara bastante humilde em todos os sentidos. Na forma social como ele trata as pessoas de níveis sociais diferentes, que é igual”, avaliou o treinador.

Com a credencial de quem convive durante anos diariamente com o ex-campeão meio-pesado (93 kg) do Ultimate, Roberto garante que, apesar do prestígio conquistado como competidor de MMA, Jones não destrata ninguém, independentemente da camada social que a pessoa componha. Para os hatersdo seu aluno, o treinador deixa um simples recado para os que tiverem a oportunidade: o conheça pessoalmente.

“Com pessoas mais graduadas, ele tem respeito, não fica nessas de: ‘eu sou o rei, o dono do cage’. Ele dá sempre uma atenção especial para as pessoas, para os fãs que pedem um autógrafo, uma foto. Quando ele vai a um restaurante, trata a pessoa que limpa o estabelecimento da mesma forma que trata o dono. O Jon, como pessoa, é muito diferente do que as pessoas acham que ele é baseado nos erros que teve no passado. Para ter o conhecimento de como ele é, basta ter uma interação simples com ele, é bem atencioso, é diferenciado”, garantiu Tussa.

Confiante total contra Miocic

Apesar de ainda não confirmado, tudo indica que o próximo rival de Jones nos pesados é o ex-campeão da categoria, Stipe Miocic. A expectativa, inclusive, é de que os dois liderem o card da ‘Semana Internacional da Luta’, agendado para o dia 8 de julho. Confiante em seu pupilo para a primeira defesa de título até 120 kg, Roberto Tussa opinou que Bones é superior em todas as áreas.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas