Considerado um dos grandes nomes do peso-galo (61 kg) do MMA mundial, Dudu Dantas fez história no Bellator, evento do qual foi campeão da categoria e defendeu seu título em algumas ocasiões. No entanto, após perder o cinturão e ter dificuldades de se manter ativo na organização, o atleta deixou a liga assim que terminou o seu contrato, em 2020. Por isso, a expectativa era a de que o lutador, enfim, pudesse assinar contrato com o UFC – mas não foi isso o que aconteceu.
Na última semana, o brasileiro confirmou sua chegada ao show Eagle FC, evento presidido por Khabib Nurmagomedov, e encerrou todas as especulações sobre um possível acerto com o Ultimate. Mas o que pouca gente sabe é que Dudu esteve praticamente acertado para entrar no octógono mais famoso do mundo, fato que só não aconteceu por uma reviravolta que frustrou seus planos.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Dudu Dantas revelou que contou com a ajuda de José Aldo, seu amigo e parceiro de treinos na equipe Nova União, para assinar com o UFC e que Dana White, presidente da companhia, já tinha sinalizado positivamente para isso. No entanto, seu cartel na época – no início de 2021 – foi um empecilho.
“Depois que saí do Bellator, a gente negociou e estava praticamente certo para eu assinar com o Ultimate. Mas aí vieram alguns matchmakers e falaram para o Dana White que não poderia assinar comigo eu vindo de derrota. O Dana já tinha dado a palavra para quem estava negociando isso para mim, que além do ‘Dedé’ (Pederneiras) era o (José) Aldo. O Dana tinha dado o ‘OK’ para ele (Aldo). Mas um matchmaker bateu de frente com o Dana e falou que eu precisava fazer mais lutas. Eu entendo, faz parte do negócio”, explicou.
Portanto, já que Dana havia demonstrado o interesse em contar com Dudu, ele correu atrás de lutas para somar vitórias e chegar sem problemas no UFC. Depois de um triunfo no Shooto, em julho de 2021, o brasileiro atuou, em fevereiro deste ano, no ‘FAC 12: Looking for a Fight’, evento que é realizado para o presidente do UFC ver alguns atletas. Neste show, o peso-galo nocauteou José Alday com um chute na cabeça no segundo round, mas ao contrário do que todos previam contrato com o UFC não veio.
Questionado sobre o que houve para que ele não assinasse com o UFC, Dudu relembrou um fato curioso que ele foi obrigado a fazer antes dessa apresentação no ‘FAC’ e admitiu que não entende até hoje o que aconteceu. O brasileiro, inclusive, revelou que Dana e nem outros membros do Ultimate nunca deram uma justificativa para seus agentes.
“Antes da luta você teria que escrever uma carta para o Dana. Eu falei: ‘Dana White, pode ficar tranquilo que a sua passagem de Las Vegas para Kansas não vai ser atoa, vou fazer um belo show e a luta não vai passar do terceiro round. Vai ser um show’. Eu avisei a eles que apostava minha bolsa toda que ela não chegaria no terceiro round. Depois da luta, o público ficou doido com o nocaute, eu voltei para o Brasil e eles seguiram a negociação. Mas não teve uma resposta do Dana e gostaria de saber o motivo disso, o que houve. Entendo que são negócios, mas ele não deu resposta até hoje”, concluiu.