Entrevistas
Amanda Lemos promete “surpresa” para disputa contra Zhang Weili no UFC 292
-
por
Neri Fung, em Niterói (RJ)
Para um atleta de MMA, chegar a uma disputa de cinturão – especialmente no UFC, principal evento do mundo – é o maior objetivo e o ponto mais alto a ser alcançado. Mas, uma vez conquistando esta oportunidade, como proceder diante do que, sem dúvidas, se torna a luta mais importante da sua carreira? Manter tudo que te levou até este lugar ou tentar apresentar uma nova e aprimorada versão para, quem sabe, surpreender seu oponente? É esse dilema que Amanda Lemos vai viver no próximo dia 19 de agosto.
Escalada para sua primeira disputa de título no Ultimate, a brasileira vai encarar a atual campeã peso-palha (52 kg) Zhang Weili, no co-main event do UFC 292, em Boston (EUA). Uma striker nata, com grande poder de nocaute nas mãos, Amanda, ao menos em tese, entraria no duelo contra a chinesa com o objetivo de manter a luta em pé. Porém, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), a paraense deixou no ar a possibilidade de aprontar alguma surpresa para sua adversária.
“Com certeza tem surpresa (preparada). É o que mais a gente está trabalhando, são as surpresas para essa luta. Porque tem coisas no meu jogo que já estão sendo estudadas. Assim como a gente pega as falhas das atletas, estão pegando as minhas, os meus pontos fortes. E a gente está mudando isso. Para essa luta, a gente está mudando muita coisa e vai acontecer muita coisa nova, muitas surpresas”, adiantou Lemos.
Jogo de chão para surpreender?
Como a brasileira tem na luta em pé sua especialidade, o jogo de chão e a luta agarrada são os primeiros palpites quando se ouve sobre a possibilidade de Amanda Lemos apresentar alguma surpresa em sua estratégia de luta. E, de acordo com as palavras da própria desafiante, estas áreas do combate têm realmente ganhado atenção especial nos seus treinos de preparação para a disputa mais importante de sua carreira.
“Eu estou preparada para todas as áreas, estou me sentindo super bem. Eu estou ajustando meu jogo no wrestling, meu treinador está pegando pesado. No meu jiu-jitsu, estou com um treinador novo, que é super fera, estou aprendendo demais. E quem sabe, né? Quem sabe a gente não use (risos)?”, brincou.
Apesar de indicar que pode tentar surpreender a campeã chinesa com uma estratégia de luta diferente do que a adversária espera enfrentar no dia 19 de agosto, a paraense reconhece que existe uma diferença grande entre planejar determinada tática e executá-la dentro do octógono do UFC. Por isso, Amanda promete que estará preparada para cenário, afinal trata-se de um confronto nas regras do MMA.
“Eu posso falar para você: ‘Vou chegar lá, botar para baixo e finalizar’. Mas a gente sabe que não é assim. Uma luta em uma questão de segundos acaba, piscou acabou. Então, a gente entra com uma estratégia, mas a gente sempre vai preparado para tudo. É assim que eu estou indo para essa luta”, concluiu.
Currículo de Amanda Lemos:
Atleta profissional de MMA desde 2014, Amanda Lemos soma 13 vitórias, duas derrotas e um empate em seu cartel. A brasileira, de 36 anos, foi campeã peso-galo (61 kg) do ‘Jungle Fight’ antes de assinar contrato com o UFC, evento pelo qual estreou em 2017, ainda como lutadora da divisão até 61 kg. Depois de uma suspensão por doping, a paraense voltou a competir duas categorias abaixo da que estava acostumada, no peso-palha, e, desde então, venceu sete de oito lutas, se credenciando para a disputa de título contra Zhang Weili, na edição 292 do Ultimate, em agosto.
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.