Siga-nos

Entrevistas

Adesanya destaca superioridade no grappling contra Poatan: “Derrubei quando quis”

De 2019 até 2022, Israel Adesanya dominou o peso-médio (84 kg) do UFC, mas, em novembro, foi superado por Alex Pereira. Na ocasião, o nigeriano acabou nocauteado pelo rival no quinto e último round, perdendo a luta e sua invencibilidade na divisão. Neste sábado (8), na Flórida (EUA), o astro do MMA disputa a revanche imediata contra ‘Poatan’ e, disposto a vencer o desafeto pela primeira vez na carreira e a retomar o status de campeão da categoria, indica que pode atuar de forma diferente.

Conhecido no MMA por ter alto nível na trocação e, de fato, ser um striker criativo, perigoso e técnico, Adesanya, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (veja acima ou clique aqui), surpreendeu e deu a entender que pode apostar mais no grappling, principalmente no wrestling, mesmo sem ser especialista no setor, para a nova luta contra ‘Poatan’ do que em seu ponto forte. É bem verdade que, apesar do nocaute sofrido no duelo anterior, o nigeriano assegura que é capaz de dar o troco no rival de forma igual.

Inclusive, ‘The Last Stylebender’ quase nocauteou o brasileiro no primeiro round. Contudo, o astro do MMA destacou que, em seu entendimento, levou a melhor sobre ‘Poatan’ na luta agarrada e, como não teve dificuldade para controlar o desafeto na área, sinalizou que pode dominá-lo na revanche imediata, pois se classificou como um grappler superior. Vale pontuar que, em registros de treinos, Adesanya surgiu dando ênfase ao jogo de quedas.

“Fisicamente, no grappling ele não estava tão forte como eu esperava. Ele é um cara forte , mas também sou forte para car***. Consegui segurá-lo em baixo, bater. Ele fez as coisas certas para tentar levantar e reverter posições, mas eu simplesmente estava um passo na frente dele porque sou um bom aluno. O coloquei para baixo quando quis e fui capaz de machucar ele quando o fiz. Na trocação, pude trazer o melhor dele, machuquei ele. A única vez que ele me machucou foi no final. E ele não me nocauteou, sabe? Apenas deu uma blitz e o árbitro interrompeu a luta. Ele sabe quem sou, o quão perigoso sou. Sabe que não sou uma luta fácil. Estou ansioso para o desafio. É uma luta e lutas começam em pé. Também sou um grande striker, inteligente. Veremos”, declarou o ex-campeão do UFC.

Currículo de Adesanya no MMA

Israel Adesanya, de 33 anos, é um dos maiores e melhores lutadores de MMA da atualidade. O ex-campeão do peso-médio estreou no UFC em 2018 e defendeu o título da categoria em cinco oportunidades. Na modalidade, o nigeriano construiu um cartel composto por 23 vitórias, sendo 15 por nocaute, e duas derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Anderson Silva, Brad Tavares, Derek Brunson, Jared Cannonier, Kelvin Gastelum, Marvin Vettori (duas vezes), Paulo ‘Borrachinha’, Robert Whittaker (duas vezes) e Yoel Romero.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Entrevistas