Doping

Estreia da era pós-USADA! Peso-pesado do UFC recebe quatro anos de suspensão por doping

Quando surgiu a notícia de que a parceria entre o UFC e a USADA chegaria ao fim na temporada de 2023, boa parte dos fãs sugeriu que o novo programa antidoping da organização fosse mais brando e permissivo com os atletas de seu plantel. Mas aparentemente este não é o caso. E prova disso é a mais recente suspensão imposta a Walt Harris, flagrado após testar positivo para múltiplas substâncias proibidas. O peso-pesado americano recebeu um gancho de quatro anos e só poderá voltar a competir em julho de 2027.

A suspensão imposta a Harris marca a primeira pena imposta após o fim da parceria entre UFC e USADA. Agora, a coleta de amostras é conduzida pela ‘Drug Free Sport International’, enquanto a administração e as sanções são supervisionadas de forma independente pelo ‘Combat Sports Anti-Doping’ (CSAD), que detalhou sobre o caso no site oficial do Ultimate (clique aqui).

De acordo com o CSAD, Harris testou positivo para múltiplas substâncias em três coletas de amostras diferentes. Foram sinalizados exames de 24 de junho e 12 de julho de 2023 com a presença de drostanolona e testosterona de origem exógena no organismo. Em 6 de agosto, o peso-pesado americano forneceu amostras de sangue e urina que deram positivo para anastrozol, bem como as substâncias previamente detectadas (drostanolona e testosterona de origem exógena).

Aposentadoria forçada?

Harris foi suspenso por quatro anos retroativos à data em que foi notificado pela primeira vez. Desta forma, estará apto a voltar a competir no dia 11 de julho de 2027. Entretanto, seu futuro no esporte está em risco, já que, aos 40 anos, ‘The Big Ticket’, como é conhecido, já teria 43 anos quando estiver liberado novamente para atuar nos octógonos – idade considerada avançada no MMA. Sendo assim, pode ser que o peso-pesado pendure as luvas durante o período afastado. Seu último combate profissional foi realizado em junho de 2021, quando foi nocauteado por Marcin Tybura.

Matérias Recentes

Du Plessis afirma que aceitou termos para 1ª defesa de título e questiona demora

Dono do cinturão peso-médio (84 kg) do UFC desde janeiro deste ano, quando destronou o…

20/05/2024

Afiado! Conor McGregor balança parceiro de treino com golpe certeiro; veja

Principal estrela do MMA, Conor McGregor tem seu retorno agendado para o dia 29 de…

20/05/2024

Charles do Bronxs recusa enfrentar Moicano após desafio: “Tenho que olhar para a frente”

Derrotado em sua última luta, realizada em abril, em Las Vegas (EUA), Charles Oliveira prega…

20/05/2024

Algoz de Luana Pinheiro no UFC Vegas 92 pede revanche contra Jéssica Bate-Estaca

Na sua 25ª luta no octógono mais famoso do mundo, Angela Hill conquistou sua primeira…

20/05/2024

Jon Jones discorda de status de luta Aspinall vs Blaydes e zomba dos rivais

Ao que parece, Jon Jones vai fazer de tudo para diminuir o status da luta…

20/05/2024

Aposta furada! Rapper Drake perde quase R$ 3 milhões com derrota de Tyson Fury

Fã de esportes e da famosa 'fezinha', o rapper Drake ficou marcado por ter um…

20/05/2024