Nos últimos meses, Conor McGregor tem protagonizado uma extensa novela com a USADA sobre os termos necessários para seu retorno aos octógonos. Atualmente fora do programa de testes da agência de antidoping, o astro irlandês chegou a revelar que só precisaria conceder duas ‘testagens limpas’ para se tornar elegível para competir – mas foi prontamente desmentido pela entidade. De fora, Beneil Dariush não vê o imbróglio com bons olhos.
Em recente entrevista ao canal ‘The Schmo’, o peso-leve (70 kg) revelou que McGregor poderia evitar todo o transtorno ao se manter dentro do sistema de testagem da USADA, mesmo em recuperação de grave lesão sofrida na perna, caso solicitasse à entidade isenção terapêutica para fazer uso de substâncias de fortalecimento da região contundida. Como ‘Notorious’ não optou por esse caminho, Dariush acredita que o ex duplo campeão do UFC está sob uso de algo ilegal.
“Acho que o Conor está trapaceando. Na real, se você quer consertar seu joelho ou perna e ter acesso a hormônios de crescimento ou o que quer que seja que ele esteja tomando, você pode pedir isenção terapêutica. Pode falar com a USADA e ter essa isenção, mas sem adicionar outras coisas. Tem que declarar o que estiver tomando para eles e se resolver. Isso é palhaçada, sendo sincero. O fato de falarem: ‘Ah, enquanto ele faz uso disso, não será testado por causa da perna’. Não, você ainda pode ser testado. É só pedir isenção terapêutica, mas esse não é o caso (do Conor). Isso é um lixo, mas o jogo é assim”, opinou Beneil.
Retorno sem data
Oficialmente, a USADA já deixou claro que Conor precisa se submeter a seis meses bem-sucedidos de testagens no sistema da agência antidoping. Até por conta desta premissa, o retorno do astro irlandês aos octógonos ainda não conta com data nem local definidos pelo Ultimate. A única certeza é que McGregor medirá forças com Michael Chandler, já que ambos são os treinadores da 31ª e atual edição do reality show ‘The Ultimate Fighter’.
Beneil, por sua vez, se prepara para um dos confrontos mais importantes da carreira. Embalado por oito vitórias seguidas, o número 4 do ranking enfrenta Charles Do Bronx no UFC 288, no dia 6 de maio, em Nova Jersey (EUA). Em caso de novo triunfo, o atleta da ‘Kings MMA’ pode, enfim, se credenciar para disputar o cinturão até 70 kg – que hoje pertence a Islam Makhachev.