Boxe

Tyson Fury anuncia aposentadoria do boxe e intriga fãs com mensagem enigmática

Ao que tudo indica, a carreira de um dos maiores astros do boxe mundial chegou ao fim. Nesta segunda-feira (13), o ex-campeão mundial Tyson Fury anunciou sua aposentadoria da nobre arte, através de uma publicação em suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).

Esta não é a primeira vez que ‘The Gypsy King’, como o pugilista inglês é conhecido, flerta com o fim de sua carreira. Em 2022, quando ainda detinha o título peso-pesado do Conselho Mundial de Boxe (WBC), Fury chegou a anunciar sua aposentadoria, mas voltou atrás e deu continuidade ao seu reinado poucos meses depois. Agora, aos 36 anos e sem o status de campeão mundial, o astro pendura as luvas novamente.

“Olá pessoal, vou fazer isso curto e doce. Eu gostaria de anunciar minha aposentadoria do boxe. Tem sido o máximo. Eu amei cada minuto disso e vou encerrar com isso: Dick Turpin usava uma máscara. Deus abençoe todo mundo, vejo vocês no outro lado. Se levantem!”, anunciou Fury.

Decifrando o enigma

Apesar da publicação feita pelo pugilista inglês confirmar o fim de sua carreira no boxe de forma direta, uma parte mais enigmática da mensagem deixou os fãs da nobre arte intrigados. Isso porque Fury não deixou exatamente claro o significado da frase “Dick Turpin usava máscara”, fazendo com que uma série de especulações fossem levantadas pelas pessoas nas redes sociais.

A pessoa em questão citada pelo ex-campeão mundial foi um famoso assaltante inglês dos anos 1700. Por isso, alguns fãs surgiram com teorias envolvendo uma possível insatisfação do atleta em relação a um potencial roubo, citando os juízes laterais de sua última luta contra Oleksandr Usyk e os dirigentes responsáveis por promover os principais combates no boxe mundial como prováveis alvos da provocação feita por Fury.

Carreira de Tyson Fury

Caso se confirme sua aposentadoria, Tyson Fury deixa o boxe com um currículo invejável. Dono de um cartel de 34 vitórias – 24 delas por nocaute -, duas derrotas e um empate, o ‘Gyspsy King’ conquistou múltiplos títulos mundiais durante sua carreira profissional, iniciada em 2008.

Entre 2015 e 2016, por exemplo, o boxeador inglês ostentou os cinturões unificados da WBA (Associação Mundial de Boxe), IBF (Federação Internacional de Boxe), WBO (Organização Mundial de Boxe), IBO (Organização Internacional de Boxe) e da revista ‘The Ring’. Depois de um hiato na carreira e de superar problemas pessoais, Fury voltou a se tornar campeão em 2020, com o título do Conselho Mundial de Boxe (WBC), o qual manteve até o ano passado, quando foi superado pelo ucraniano Oleksandr Usyk, no primeiro embate entre eles.

Usyk, por sinal, foi o último adversário do inglês na carreira. Na revanche, realizada em dezembro do ano passado, na Arábia Saudita, o ucraniano derrotou novamente Fury, mais uma vez na decisão dos juízes, e manteve seus cinturões mundiais pesos-pesados. Com isso, a mais recente vitória do agora aposentado boxeador já completa um ano e meio, contra o ex-campeão do UFC Francis Ngannou, em outubro de 2023.

Matérias Recentes

Golpe ilegal? Árbitro veterano opina sobre “surfe” de Jean Silva no UFC 324

Um dos destaques do card do UFC 324, realizado no último sábado (24), em Las…

28/01/2026

Ex-campeã do UFC passa por cirurgia após alegar ser alvo de dedadas no olho de Natália Silva

A derrota de Rose Namajunas no UFC 324 do último sábado (24), em Las Vegas…

28/01/2026

Alexander Volkanovski e Diego Lopes protagonizam encarada respeitosa antes do UFC 325

Restando poucos dias para a disputa da revanche entre Alexander Volkanovski e Diego Lopes, pelo…

27/01/2026

Jean Silva faz campanha por disputa de título após vitória no UFC 324: “Quem vende mais?”

No último sábado (24), em Las Vegas (EUA), Jean Silva mostrou perseverança para dar a…

27/01/2026

UFC 324: Jean Silva surfa até o sexto lugar do ranking; Natália Silva assume liderança

O primeiro evento do Ultimate no ano já surtiu alguns efeitos na tabela de classificação…

27/01/2026

Rose Namajunas cai no choro após derrota para Natália Silva no UFC 324; veja

Ex-campeã peso-palha (52 kg) do Ultimate em duas oportunidades, Rose Namajunas sofreu mais um baque…

27/01/2026