Boxe

Robson Conceição vence luta parelha, conquista título mundial e faz história no boxe

A seleta lista de brasileiros campeões mundiais no boxe profissional ganhou um novo integrante na noite do último sábado (6). Direto de Newark (EUA), Robson Conceição travou uma verdadeira batalha de 12 rounds contra o então campeão super pena (59 kg) do Conselho Mundial de Boxe (WBC), O’Shaquie Foster. Ao fim do confronto, o pugilista baiano venceu na decisão dividida dos juízes (116-112, 112-116 e 115-113). Aos 35 anos e também campeão olímpico no Rio de Janeiro, em 2016, ‘O Brabo’, como é conhecido, marcou de vez seu nome na história do esporte nacional e internacional com a mais recente conquista.

Acompanhado de seu treinador principal Luiz Dórea e sua equipe, Robson fez a festa em cima do ringue montado em Newark após o anúncio do resultado (veja abaixo ou clique aqui). Visivelmente emocionado, o campeão brasileiro dedicou o título mundial da WBC a Stephanie, sua filha mais nova, a quem já havia prometido o cinturão. Quando se sagrou campeão olímpico, ‘O Brabo’ dedicou a medalha de ouro para sua filha primogênita, Sophia. 

“Quando eu prometo, eu cumpro. Sthe, meu amor, é todo seu. Eu prometi, papai cumpriu. É sobre nunca desistir. Sou muito persistente na minha luta diária, então nunca desisto enquanto não alcanço meus objetivos. E isso aconteceu aqui hoje, obrigado meu Deus, obrigado equipe, obrigado família. Somos campeões do mundo”, desabafou o pugilista baiano, ainda no ringue, logo após a conquista.

Nono campeão mundial brasileiro

Com o triunfo sobre O’Shaquie e a conquista do cinturão super pena da WBC, Robson entrou para o seleto grupo de pugilistas brasileiros campeões mundiais das principais entidades do boxe como profissionais, ao lado de Eder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino ‘Popó’ Freitas, Valdemir ‘Sertão’ Pereira, Rose Volante, Patrick Teixeira e Beatriz Ferreira. Além dos citados, Danila Ramos também alcançou tal feito, mas com um título interino.

Título coroado pela persistência

Para alcançar o status de campeão mundial profissional, ‘O Brabo’ teve que quebrar uma sina incômoda. No passado, Robson competiu por cinturões em outras três oportunidades – perdendo dois duelos e empatando um. Curiosamente, estas foram as únicas lutas em que o baiano não teve o braço erguido em sua trajetória como profissional. Diante de Foster, Conceição pôde, enfim, alcançar o topo do esporte.

Em 2021, Robson foi superado por pontos pelo mexicano Óscar Valdez, em disputa que colocava em jogo o cinturão da WBC. Um ano depois, o pugilista brasileiro teve nova chance, mas acabou desbancado, novamente na decisão dos juízes, dessa vez pelo americano Shakur Stevenson. Já em 2023, Conceição empatou com Emanuel Navarrete e viu o oponente manter o título da Organização Mundial de Boxe (WBO).

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025