Robson Conceição terá mais uma oportunidade de conquistar o sonhado título mundial no boxe profissional. Após duas tentativas frustradas, o brasileiro enfrentará o mexicano Emanuel Navarrete no próximo dia 16 de novembro, em Las Vegas (EUA), em busca do cinturão super-pena (59kg) da Organização Mundial de Boxe (WBO). O baiano divulgou a notícia nas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).
Medalhista de ouro na Olimpíada do Rio, em 2016, Robson pode alcançar um feito inédito para o boxe brasileiro, caso conquiste também o título mundial como profissional. Para isso, o baiano terá que quebrar a incômoda escrita de sua carreira em disputas por cinturão.
Em 20 lutas no boxe profissional, Robson Conceição perdeu apenas dois combates, exatamente em disputas por título mundial. Na primeira, em setembro de 2021, foi superado pelo mexicano Oscar Valdez, em uma decisão bastante controversa dos juízes. Já na segunda tentativa, um ano depois, o baiano acabou dominado pelo americano Shakur Stevenson.
Polêmica na última luta
A apresentação mais recente do pugilista brasileiro foi encerrada com polêmica. Em junho deste ano, Robson enfrentava Nicolas Polanco quando, no segundo round, um choque de cabeças involuntário mudou os rumos do confronto. Após o árbitro permitir o reinício do duelo ao verificar o estado do rival do baiano, o corner do dominicano alegou que o atleta não estava em condição de seguir na luta e pediu para ela ser encerrada – o que resultou na declaração de ‘no contest’ (sem resultado) pelo mediador.
Cartel de Navarrete
Nascido no México, Emanuel Navarrete 38 vitórias e apenas uma derrota como profissional. O atual campeão super-pena da WBO venceu três lutas nesta temporada 2023, a última delas contra Oscar Valdez, algoz de Robson, em agosto.