Na luta entre Daniel Miojo e Edgar Chairez, pelo card preliminar do Noche UFC, neste sábado (16), o árbitro Chris Tognoni foi o grande protagonista – não pelos motivos certos. Após uma ação equivocada do mediador ainda no primeiro round, o confronto terminou em ‘no contest’ (sem resultado).
Tudo ocorreu quando, restando pouco mais de um minuto para o fim do primeiro round, Edgar Chairez encaixou um triângulo de mão em Daniel Miojo e o árbitro central da luta decidiu encerrar a luta ao julgar que o brasileiro teria sido ‘apagado’ pelo golpe aplicado pelo mexicano. No entanto, após o lance ser revisado, a decisão da comissão de arbitragem responsável pelo evento foi declarar o combate sem resultado.
A luta
Apoiado pela torcida, o mexicano começou a luta mais agressivo, enquanto o brasileiro mostrava mais cautela. Depois de Chairez demonstrar mais volume em pé, Miojo levou o combate para o solo na metade do primeiro round.
Depois que o rival conseguiu se levantar, o atleta da Chute Boxe Diego Lima tentou a queda novamente, mas o oponente encaixou um triângulo de mão. Atento, o árbitro central se aproximou para acompanhar o lance e, após um movimento duvidoso do braço de Miojo, que parecia ter perdido a consciência, encerrou o combate.
O problema é que logo depois da interrupção do árbitro, Daniel Miojo mostrou estar em perfeitas condições para continuar na luta, sem sequer demonstrar confusão mental. O brasileiro passou então a cobrar reparação pela suposta decisão equivocada de Tognoni.
Confira os resultados do Noche UFC:
Edgar Chairez vs Daniel Miojo terminou em ‘no contest’ (sem resultado);
Tracy Cortez venceu Jasmine Jasudavicius por decisão unânime dos juízes;
Charlie Campbell venceu Alex Reyes por nocaute técnico;
Josefine Lindgren Knutsson venceu Marnic Mann por decisão unânime dos juízes.
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.