Na noite da última terça-feira (16), os fãs da nobre arte foram surpreendidos com uma verdadeira bomba. Um dos maiores pugilistas de sua geração, Terence Crawford anunciou sua aposentadoria dos ringues. A decisão de ‘Bud’, como é conhecido, pegou a todos do meio do boxe de surpresa. Multicampeão mundial, o americano pendura as luvas aos 38 anos de idade e com um cartel invicto na modalidade.
O anúncio foi feito pelo próprio boxeador através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui). Com um vídeo de pouco mais de cinco minutos de duração, Crawford reuniu grandes momentos de sua trajetória como profissional. Desde os primeiros passos até as mais recentes superlutas disputadas, Terence se mostrou grato e orgulhoso da marca que deixou nos esportes de combate.
“Todo lutador sabe que esse momento vai chegar. Só nunca sabemos quando (…) Esse esporte me deu tudo. Lutei pela minha família, minha cidade e pela criança que já fui, que não tinha nada além de um sonho e um par de luvas. Eu dei tudo de mim para esse esporte. Chegou a hora. Estou me afastando das competições não porque parei de lutar, mas porque venci um tipo diferente de batalha, aquela em que você se aposenta nos seus próprios termos. Saio de cena como um dos grandes e sem mais nada a provar. #EraCrawford”, destacou o pugilista americano.
Currículo irretocável
Com um cartel de 42-0, sendo 31 triunfos via nocaute, Crawford pendura as luvas sem saber o que é ser derrotado como profissional. Dono de um estilo arrojado e bastante técnico, o americano conquistou títulos mundiais em cinco categorias de peso diferentes – sendo em três delas de forma soberana, unificando todos os principais cinturões. Com um currículo desta magnitude e um legado cimentado, ‘Bud’ se consolida na lista dos grandes pugilistas da história da modalidade.
GOAT da geração?
O debate de ‘GOAT’ nos esportes geralmente divide opiniões. E no boxe não é diferente. Apesar da linha argumentativa, Crawford definitivamente está no debate quando o assunto é o melhor de todos os tempos de sua geração. Além de nunca perder e reinar em cinco divisões diferentes, o americano derrotou na última luta de sua carreira possivelmente seu maior concorrente ao posto: o astro mexicano Saúl Álvarez. Em um embate transmitido globalmente pela ‘Netflix’, em setembro deste ano, Terence subiu duas categorias de peso e superou a desvantagem de tamanho para vencer ‘Canelo’ na decisão unânime dos juízes.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok