Siga-nos
Matt Davies/PxImages

Boxe

Jake Paul recebe ‘título mundial’ da Associação Mundial de Boxe; entenda

O youtuber que virou pugilista Jake Paul esteve presente na 100ª convenção anual da Associação Mundial de Boxe (WBA), realizada há poucos dias na Flórida (EUA), e foi surpreendido por um presente inusitado. Chamado ao palco, o astro da internet recebeu um cinturão de título mundial da entidade, pelas mãos do presidente Gilberto Mendoza e do lendário ex-campeão Bernard Hopkins, por suas contribuições recentes ao mundo da nobre arte, especialmente no lado comercial.

A inesperada homenagem, no entanto, parece ter deixado o youtuber constrangido. Aparentemente incomodado com a situação, Jake Paul ainda tentou devolver o cinturão, mas acabou aceitando o presente e prometeu utilizá-lo como motivação para a continuidade de sua carreira. Vale destacar que o americano já deixou claro que um de seus objetivos no boxe é chegar a uma disputa de título mundial no futuro.

“Eu estou honrado. De verdade, isso significa muito. Porém, eu sinto como se não merecesse isso ainda. Eu sinto que preciso lutar de verdade por isso. Não sei, não sei. Obrigado. Sinto que vocês deveriam guardar isso até que eu realmente lute pelo título da WBA. Eu não sei. Esse cinturão ainda não é meu, eu vou usá-lo como motivação”, declarou o constrangido Jake Paul.

Famoso por seu trabalho na internet, Jake Paul iniciou sua trajetória na nobre arte com uma luta amadora contra Deji Olatunji, irmão mais novo do também youtuber ‘KSI’, em 2018. Na ocasião, o americano venceu por nocaute técnico no quinto assalto. Cerca de um ano e meio depois, a jovem celebridade voltaria ao ringue, desta vez para estrear no boxe profissional.

Em um duelo contra o astro do Youtube AnEsonGib, Paul novamente saiu vencedor por nocaute técnico, em janeiro de 2020. Nove meses depois foi a vez do ex-jogador de basquete da NBA Nate Robinson ser nocauteado por Jake, em evento que contou com o duelo dos veteranos Mike Tyson e Roy Jones Jr na luta principal. Já na temporada 2021, a estrela da internet venceu Ben Askren e Tyron Woodley (2 vezes), ex-lutadores do UFC.

Na sua mais recente apresentação, Jake conseguiu sua vitória mais expressiva até o momento na nobre arte. Em evento realizado no mês de outubro de 2022, o youtuber levou a melhor, por pontos, sobre o brasileiro Anderson Silva, ex-campeão do UFC e considerado por muitos como um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos. Apesar do cartel perfeito de seis vitórias e nenhuma derrota como profissional, Paul ainda é alvo de críticas e dúvidas sobre seu potencial na modalidade, especialmente por não ter enfrentado nenhum pugilista até o momento.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Boxe