Boxe

Campeã mundial de boxe abre mão de cinturão em protesto por igualdade de gênero; entenda

Amanda Serrano provou se manter fiel a seus ideais independentemente das consequências. Campeã mundial peso-pena de forma unificada no boxe, a atleta porto-riquenha abriu mão de um de seus cinturões em sinal de protesto por direitos igualitários entre homens e mulheres no esporte. Uma das principais expoentes do pugilismo feminino na atualidade, ‘The Real Deal’ renunciou ao título do Conselho Mundial de Boxe (WBC) e anunciou a decisão em suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).

A postura foi motivada pela conduta que os dirigentes do WBC adotaram recentemente. No fim de outubro, Serrano derrotou a brasileira Danila Ramos e defendeu sua hegemonia na modalidade. O confronto, porém, se destacou por outro motivo. As duas atletas protagonizaram a primeira luta de unificação de títulos mundiais entre mulheres disputada em 12 rounds de até três minutos – mesma regra adotada em confrontos masculinos.

Na oportunidade, Serrano manteve em sua posse três dos quatro títulos mundiais peso-pena que detinha: Federação Internacional de Boxe (IBF), Associação Mundial de Boxe (WBA) e Organização Mundial de Boxe (WBO). A cinta da porto-riquenha do Conselho Mundial de Boxe (WBC) foi a única que não esteve em jogo na ocasião, uma vez que a entidade não concordou em homologar uma disputa feminina com 12 rounds de três minutos.

“Sou a primeira campeã indiscutível entre as mulheres a lutar 12 rounds de três minutos. Seguindo em frente, se um órgão sancionador não quer dar a mim e minhas colegas lutadoras a escolha de lutar da mesma forma que os homens, eu não vou lutar por essa entidade. O Conselho Mundial de Boxe (WBC) se recusou a evoluir o esporte por igualdade. Então estou renunciando ao título deles. Obrigado às entidades que evoluíram em prol da igualdade!”, comunicou Serrano.

A campeã confrontou a postura da WBC

Normalmente, os duelos femininos no boxe  – inclusive os que envolvem disputa de título – são programados para dez rounds de até dois minutos de duração. Disposta a competir nas mesmas condições que os pugilistas masculinos, Amanda Serrano discordou da postura adotada pela WBC e decidiu abrir mão do cinturão mundial que detinha junto à entidade.

Confira abaixo o pronunciamento de Serrano na íntegra:

“Eu amo boxe, doei minha vida a esse esporte. Sem celular, sem namorado, sem festas, apenas boxe. Sou a única pugilista, entre homens e mulheres, de Porto Rico e se tornar campeã indiscutível. Sou a única boxeadora mulher a ter ganho títulos em sete categorias. Sou a primeira pugilista mulher, ao lado de Katie (Taylor) a fazer uma luta principal no Madison Square Garden. Sou a primeira pugilista mulher a receber sete dígitos (de salário) por uma luta e o mesmo de patrocinadores. E sou a primeira campeã indiscutível entre as mulheres a lutar 12 rounds de três minutos. Seguindo em frente, se um órgão sancionador não quer dar a mim e minhas colegas lutadoras a escolha de lutar da mesma forma que os homens, eu não vou lutar por essa entidade. O Conselho Mundial de Boxe (WBC) se recusou a evoluir o esporte por igualdade. Então estou renunciando ao título deles. Obrigado às entidades que evoluíram em prol da igualdade! Se você quiser me encarar no ringue, você tem escolha. Eu fiz a minha. Obrigado a todos os meus amigos lutadores que estiveram ao meu lado em apoio. Obrigado ao meu time e fãs. E, acima de tudo, obrigado a Deus. Sou abençoada. #MVP #NósFazemosMelhor #Mulheres #Igualdade”, escreveu a pugilista porto-riquenha.

Matérias Recentes

Edson Barboza evita trash talk para alavancar carreira no UFC: “Não faz parte do meu caráter”

Atleta do Ultimate desde 2010, Edson Barboza se manteve no mais alto nível de competição…

15/05/2024

Warlley Alves se emociona ao ser incluído no jogo oficial do UFC: “Sonho realizado”

Neste sábado (18), em Las Vegas (EUA), Warlley Alves, derrotado nas últimas três lutas, visa…

15/05/2024

Perto dos 40 anos, Moçambique revela inspiração em lendas do MMA para chegar ao topo do UFC

Neste sábado (18), Carlston Harris volta ao octógono do UFC de olho em conquistar sua…

15/05/2024

Jake Paul expressa respeito por Mike Tyson e admite: “Estou com medo”

Em alta no boxe, Jake Paul se prepara para realizar a maior luta de sua…

15/05/2024

Susto! Próximo do cinturão, Merab Dvalishvili se envolve em acidente de trânsito; atleta sai ileso

Um dos destaques do Ultimate nos últimos tempos, Merab Dvalishvili passou por um susto e…

15/05/2024

Michel Pereira recebe vacina após mordida de cão em resgate no Rio Grande do Sul

Desde o começo da semana auxiliando como voluntário no resgate de vítimas das enchentes que…

15/05/2024