No último sábado, (20), no ‘MGM’, em Las Vegas (EUA), os fãs de boxe foram brindados com um duelo de alto nível entre Vasyl Lomachenko e Devin Haney. Em um duelo de gerações, que colocou em jogo o título mundial dos pesos-leves (61 kg) em quatro organizações diferentes – IBF, WBC, WBO e WBA -, quem levou a melhor foi o campeão americano, que derrotou o bicampeão olímpico ucraniano por decisão unânime e manteve seus cinturões.
Após 12 rounds parelhos, os juízes assinalaram (116-112, 115-113 e 115-113) em favor de Haney que, aos 30 anos, ampliou sua invencibilidade na nobre arte – agora são 30 vitórias no cartel, 15 delas via nocaute.
Cinco anos mais experiente, Lomachenko conheceu sua terceira derrota como pugilista profissional. Fenômeno nos tempos de amador, o ucraniano também ganhou destaque ao interromper a carreira para defender seu país na guerra contra a Rússia.
Resultado controverso?
Até por ser um embate de duas estrelas da modalidade, o duelo entre Lomachenko e Haney atraiu olhares e dividiu opiniões. Figuras do meio dos esportes de combate chegaram a discordar publicamente do resultado em suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).