Siga-nos
O brasileiro deu show de espírito esportivo durante o combate contra 'Alvinho' - Leandro Bernardes/Ag Fight

Notícias

Em prol da inclusão! Malhadinho ‘perde’ luta de exibição contra portador de Síndrome de Down

Na noite do último sábado (27), Jailton Almeida deu um belo exemplo de como o esporte pode ser uma ferramenta de integração social. Principal esperança brasileira na categoria dos pesos-pesados do UFC, ‘Malhadinho’ enfrentou o portador de Síndrome de Down Álvaro Borges em uma luta de exibição em prol da inclusão. No confronto, disputado na 18ª edição do evento ‘Demo Fight’, na Bahia, ‘Alvinho’, como é conhecido, desbancou a estrela do MMA e saiu vitorioso.

Através de uma ‘live’ posteriormente compartilhada em seu ‘Instagram’ (veja abaixo ou clique aqui), o lutador do UFC mostrou todo o combate, desde o aquecimento no vestiário até o anúncio do resultado oficial. No primeiro assalto, Malhadinho se aproveitou da vantagem física para levar a luta para o solo, mas viu Álvaro raspar a posição e ficar por cima – para a loucura dos fãs presentes na arena.

No segundo round, o roteiro se repetiu. No entanto, com destreza na arte suave, Alvinho encaixou um triângulo em Malhadinho, obrigando o peso-pesado brasileiro a dar os ‘três tapinhas’ em sinal de desistência. Ao final da luta de caráter exibicional, porém, ficou claro que não houve perdedores na ocasião, apenas um belo exemplo do potencial transformador do esporte. Em sinal de respeito, Jailton ergueu seu adversário nos ombros e o abraçou após o mesmo receber um cinturão simbólico pelo triunfo.

Compromisso importante no UFC 299

Com um estilo dominante, baseado no wrestling, Malhadinho segue invicto no Ultimate após seis combates disputados. O desempenho alçou o brasileiro para a sétima posição do ranking entre os pesos-pesados. No dia 9 de março, em Miami (EUA), no UFC 299, Jailton terá pela frente possivelmente o maior desafio até então dentro da liga ao enfrentar Curtis Blaydes, quinto colocado, e também especialista na luta agarrada.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Notícias