Siga-nos
Weili Zhang e Yan Xiaonan posam para fotos após se pesarem antes de suas lutas no UFC
Weili Zhang e Yan Xiaonan lutam pelo cinturão do UFC em abril - Louis Grasse/ Ag Fight

UFC

UFC 300: Dana White confirma disputa de título histórica entre atletas chinesas

Em anúncio feito através de suas redes sociais nesta quarta-feira (10), Dana White, presidente do UFC, revelou a primeira disputa de cinturão escalada para o card de número 300 da empresa. De acordo com o cartola, a chinesa Weili Zhang defenderá o título dos pesos-palhas (52 kg) contra a compatriota Yan Xiaonan, em evento programado para o dia 13 de abril, em Las Vegas (EUA).

Nas últimas semanas, a campeã havia manifestado o desejo de subir de categoria e disputar o cinturão dos moscas (57 kg) contra Alexa Grasso – a mexicana aceitou a proposta em suas redes sociais. No entanto, o confronto entre as asiáticas fez mais sentido para a organização. Ainda de acordo com Dana White, o evento deverá contar com, ao menos, mais uma disputa de título como atração para o card comemorativo.

Com o anúncio do confronto, o card do UFC 300 começa a ganhar corpo. Apontado pelos promotores do show como um evento histórico, a noite de lutas já conta com algumas disputas de peso confirmadas: Charles Do Bronx vs Arman Tsarukyan, Jiri Prochazka vs Aleksandar Rakic, Calvin Kattar vs Aljamain Sterling e Bo Nickal vs Cody Brundage.

Duelo histórico

A disputa entre as atletas de 34 anos é um marco na organização. Pela primeira vez, duas chinesas disputam um cinturão do UFC, o que mostra não apenas a evolução das atletas da região, mas também o aumento do interesse e popularidade do esporte por lá.

Dona de um cartel profissional de MMA com 24 vitórias e apenas três derrotas, Weili venceu Amanda Lemos em sua última apresentação, em agosto, a imprimir um dos maiores domínios já vistos no octógono, com 140 golpes conectados a mais do que a adversária.

Por sua vez, Xiaonan vem embalada por dois triunfo significativos. Após dominar Mackenzie Dern em outubro de 2022, a atleta retornou ao cage para nocautear a ex-campeã Jéssica ‘Bate-Estaca’ em pouco amis de dois minutos de ação.

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em UFC